Coronavírus

Lunda-Sul tem condições para o retorno às aulas no pré-escolar

O director do Gabinete da Educação na Lunda-Sul, Ca-nhinguiquine Candondolo, garantiu, ontem, em Saurimo, existirem condições de biossegurança para o reinício, a 5 de Abril, das aulas presenciais no ensino pré-escolar, suspensas em Março do ano passado, devido à Covid-19.

31/03/2021  Última atualização 08H06
© Fotografia por: DR
O responsável sublinhou que, por este facto, a direcção, em parceria com o Projecto de Aprendizagem para Todos PAT, distribuiu material em todas as escolas, a fim de garantir segurança aos alunos e professores.
Acrescentou que decorre a fixação de horários para permitir que os mais de 22.700 alunos matriculados acompanhem o calendário escolar. 

Canhinguiquine Candondolo reiterou que os directores de escolas devem redobrarem a vigilância. Para garantir "stock" do material, assegurou, a direcção conta com um grupo de professores que beneficiaram de uma formação sobre técnicas de fabrico do sabão localmente.

O coordenador adjunto da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Viegas de Almeida, considerou que o controlo da situação epidemiológica depende do cumprimento rigoroso de medidas de prevenção, como o uso frequente da máscara facial, distanciamento físico, dentre outras medidas.

Explicou que a redução de casos, nas últimas semanas, não pode constituir motivos para que os cidadãos, na via pública, mercados, estabelecimentos comerciais e restaurantes e bares deixem de cumprir as orientações das autoridades sanitárias.  

Por incumprimento destas medidas, foram apreendidos, no último final de semana, em Saurimo,  cinco aparelhos de som em locais de festa.
A falta de baldes com água para a lavagem das mãos e álcool gel em instituições públicas, privadas e nalguns centros comerciais, preocupa a comissão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login