Sociedade

Mais de 200 jovens terminam formação técnico-profissional no Soyo

Fula Martins | Soyo

Jornalista

Mais de 200 jovens do município do Soyo, província do Zaire, concluíram os cursos técnico-profissionais nas especialidades de Electricidade Industrial, Soldadura Industrial, Mecânica, Refrigeração e Frio, Tubagem e Energias Renováveis.

13/07/2024  Última atualização 14H20
© Fotografia por: DR

Os cursos foram ministrados no Instituto Politécnico do Soyo (IPS), no quadro de um protocolo de apoio ao desenvolvimento, capacidade técnica e criatividade, com a petrolífera Etu Energias e parceiros.

A formação, iniciada em Fevereiro, teve a duração de seis meses.Até ao momento, a parceria, que vai na quarta fase, já beneficiou 520 formandos.

Afonso Nlandu, 21 anos, que fez o curso de Máquinas e Ferramentas, concluiu, no ano passado, o ensino médio na especialidade de Energia e Instalações Eléctricas.

Durante o período de formação, notou que alguns colegas de outros cursos não compreendiam a importância da especialidade Máquinas e Ferramentas, considerando que era para "jovens fracos em termos de conhecimento científico”.

Afonso Nlandu referiu que conseguiu ultrapassar essa barreira, porque, como disse ao Jornal de Angola, dentro da sua filosofia de aprendizado, toda a especialidade tem a sua complexidade e utilidade.

"Com essa filosofia, consegui concluir o curso. Lamento bastante aqueles que preferiram outras especialidades, julgando que são as mais importantes e acabaram por não ter êxito”, sublinhou.

Devido às notas altas que obteve durante a formação, Afonso Nlandu beneficiou de uma bolsa de estudo da companhia Etu Energias, para prosseguir os estudos no ensino superior, na especialidade de Energia e Instalações Eléctricas.

Outro jovem que concluiu o curso com êxito é José Muaca Casimiro, 21 anos, na especialidade de Mecânica. No ensino médio fez o curso de Manutenção e Mecânica. Agradeceu à petrolífera Etu Energias, pela abertura dos cursos técnicos para a juventude do Soyo, e aos formadores, pela dedicação.

José Muaca Casimiro informou que, com a conclusão do curso, vai procurar oportunidades de emprego no mercado.

Responsabilidade social

O PCA da Etu Energias, Edson dos Santos, reiterou o compromisso da companhia em continuar a apoiar projectos que beneficiem directamente as comunidades locais, no âmbito da responsabilidade social.

Ao intervir na cerimónia de encerramento da quarta fase de formação técnico-profissional de 220 jovens, no âmbito do protocolo com o Instituto Politécnico do Soyo, o gestor afirmou que a Etu Energias é parceira do Estado na implementação de vários projectos de impacto social, com maior incidência no município do Soyo, onde detém 90 por centro das suas operações.

"Para a Etu Energias e o Grupo Empreiteiro, enquanto parceiros da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o foco principal nos seus projectos sociais é o contínuo apoio à Saúde, Educação e Enquadramento Social”, sublinhou.

A visão da petrolífera, prosseguiu, é expandir os projectos sociais a nível do país, sobretudo nos sectores da Saúde e Educação, no âmbito da sua responsabilidade social.

Edson dos Santos destacou a formação de mais de 500 jovens do Soyo em cursos técnico-profissionais, em fases diferentes, sob o patrocínio da empresa e parceiros do Bloco 2/05.

Na ocasião, anunciou a atribuição de cinco bolsas de estudo aos estudantes que tiveram notas escolares excelentes. Prometeu a inserção de alguns jovens que concluíram com mérito as anteriores fases de formação técnico-profissional no quadro de pessoal da empresa.

Entre os cursos que foram ministrados nas quatro fases, o destaque recai para as especialidades de Electricidade Industrial, Mecânica, Refrigeração e Frio, Tubagens e Energias Renováveis. Fundada em 2000, a Etu Energias é operadora do bloco 2/05, das Associações FS-FST e CON-1.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade