Regiões

Malanje: INEFOP forma jovens em artes e ofícios

Luisa Victoriano | Malanje

Seiscentos e 65 jovens na província de Malanje terminaram, com êxito, o primeiro ciclo do ano formativo 2024, no Centro Profissional da Maxinde, anunciou, segunda feira, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Rui Bravo.

09/07/2024  Última atualização 14H10
Novos centros de formação estão a ser inaugurados © Fotografia por: Eduardo Cunha | Edições Novembro |Malanje

O ciclo formativo, realizado sob o lema "A formação profissional moderna e inclusiva como factor de desenvolvimento do Capital Humano”, teve a duração de cinco meses e formou os participantes nos cursos de Electricidade, Corte e Costura, Decoração, Canalização, Serralharia, Pastelaria, Mecânica, Contabilidade e Gestão, Gestão de Obras, Secretariado Informatizado, Agricultura e  Alvenaria.

A instituição, informou, tem registadas sete unidades formativas, localizadas nos municípios de Malanje, Calandula, Cangandala, Cacuso e Mucari.

Rui Bravo adiantou, igualmente, que está preocupado com a insuficiência de espaço para albergar um maior número de cidadãos  nos vários cursos de formação profissional, principalmente no município de Malanje. "A situação tem criado muitos constrangimentos  no meio dos cidadãos, em especial dos jovens, que acorrem às unidades formativas”.

Aos jovens, apelou para apostarem mais na formação profissional, de forma a terem mais oportunidades de entrar no mercado de trabalho. "É através da formação profissional que podemos capacitar os jovens e os levar a participar, de uma forma activa e consciente, na edificação da sociedade”, sustentou.

O director municipal para a Juventude, da Administração Municipal de Malanje, Inoc Sebastião, considerou a formação profissional a chave para o desenvolvimento do capital humano. "Os formandos saem daqui não apenas com novas habilidades e conhecimentos, mas também com a confiança renovada para enfrentar o mercado de trabalho ”, destacou.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões