Cultura

Marechal Kambuengo festeja com os fãs no Palácio de Ferro

Analtino Santos

Jornalista

“Rosa Baila”, “Chikitita”, “Perdão”, dentre outros sucessos que marcam o percurso artístico de Eduardo Paím, serão apresentados amanhã, a partir das 19h30, no concerto comemorativo aos 60 anos natalícios do cantor e produtor.

26/04/2024  Última atualização 09H45
Eduardo Paím é uma figura de destaque no mercado musical angolano e internacional © Fotografia por: ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Como convidado especial, o cantor terá a participação do poeta Fran Joias Ventura "O Poeta Consciente”. Com o suporte de jovens instrumentistas e algumas surpresas, o artista e sua equipa decidiram, desta forma celebrar com os fãs os 60 anos de idade, assinalados no passado dia 13 de Abril.

Eduardo Paím é um nome obrigatório da kizomba, também conhecido como General Kambuengo, o cantor está na base do sucesso de referências da música angolana com destaque para Jacinto Tchipa, Dyabick, Paulo Flores, Maya Kool, Mito Gaspar, Simmons Mancini, Nelo Paím e outros nomes nacionais, quer nas vestes de produtor como de mentor.

Hoje, Marechal Kambuengo, como também é conhecido tem sucessos como "Esse Mwadié”, "Chikitita”, "Nzambi Za”, "Perdão”, "Minha Vizinha”, "Ai se eu te pego Maria”. "Do Kayaya”, "Luanda Minha Banda”, "Nguenda”, "Curtir Lisboa” e outros.

Eduardo Paím nasceu a 13 de Abril de 1964, em Brazzaville, Congo, e foi em Cabinda ainda criança que aprimorou os dotes musicais. Conhecido como homem dos teclados, mas tem o baixo como o instrumento de eleição. Como produtor foi um revolucionário na mudança e quebra de paradigmas no rumo da música angolana.

Antigo colaborador nos estúdios de gravação da Rádio Nacional de Angola, em 1991, emigrou para Portugal e tornou-se um dos principais produtores africanos e responsável pela afirmação da Kizomba, como estilo musical. Esteve na base de sucessos de outros artistas na fase da consolidação do estilo. Na sua discografia constam os álbuns "Luanda, Minha Banda”, "Do Kayaya” , "Kambuengo”, "Kanela”, "Ainda há Tempo” , "Mujimbos” e "Maruvo na Taça”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura