Regiões

Mbanza Kongo: Centralidade começa a ser erguida em Agosto

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

A primeira fase de construção da centralidade da cidade de Mbanza Kongo, no Zaire, começa no próximo mês de Agosto, informou, sábado, o director nacional de Gestão Fundiária e Habitação, Amílcar Lutucuta.

21/07/2024  Última atualização 10H14
Governo do Zaire reuniu com os técnicos e membros do Gabinete de Gestão Fundiária © Fotografia por: Edições Novembro

A informação foi avançada, ontem, durante a apresentação do projecto ao Governo do Zaire, no quadro de uma visita de trabalho de três dias que o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, efectua à região.

Durante a visita, Amílcar Lutucuta avançou que as obras da primeira fase da construção da centralidade estão orçadas em 144 milhões de dólares norte-americanos e estão a cargo da empresa Cora Angola.

O projecto, acrescentou, está repartido em três fases e vai ser implementado na comuna do Nkiende, numa área  de mais 400 hectares, totalmente desminadas, situada a 40 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, junto à Estrada Nacional 210. "A primeira fase vai incluir a construção de 500 unidades habitacionais, com moradias do tipo T3, assim como equipamentos sociais, como postos de saúde, um jardim-de-infância com seis salas de aula, um centro infantil, duas escolas primárias, uma com 12 salas e outra com 24, uma unidade de polícia e um campo de futebol”, salientou.

A centralidade, frisou, vai contar, ainda, com acessos rodoviários, sistema de abastecimento de água, uma estação de tratamento de águas residuais e uma subestação de energia eléctrica. "Estamos a trabalhar, directamente, com o Governo do Zaire para podermos ultrapassar os vários constrangimentos que têm surgido nestas fases dos projectos”, disse.

O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse estar satisfeito com o avanço da obra, que a população aguarda expectante. "Algumas obras já estão em curso e outras foram aprovadas, como é o caso das estradas Nzeto-Tomboco-Mbanza Kongo e Tomboco-Lufico-Mpala, assim como a construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo”, frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões