Regiões

Menongue regista procura de roupas de frio em lojas e mercados

A procura de cobertas pesadas, casacos e pijamas aumentou, nos últimos dias, em lojas, boutiques e mercados paralelos de Menongue, na província do Cuando Cubango, devido ao intenso frio que se faz sentir na região, desde o princípio deste mês.

15/05/2024  Última atualização 06H40
© Fotografia por: DR

Durante a ronda efectuada pelo Jornal de Angola constatou-se que o preço das cobertas nos mercados paralelos varia de oito a 20 mil kwanzas, os casacos de dois a cinco mil kwanzas, pijamas custam de mil a três mil kwanzas e pulôveres de mil a dois mil kwanzas.

Nas lojas e boutiques, uma coberta está a ser comercializada entre 30 e 50 mil kwanzas, os casacos 25 a 35 mil kwanzas, os pulôveres  de 15 a 20 mil kwanzas e os pijamas estão a custar dez a 20 mil kwanzas.

Rita da Graça Sampaio, vendedora do mercado paralelo do bairro Paz, disse que na época de frio há mais procura de roupas usadas (fardo), sobretudo de cobertas pesadas, casacos, pijamas, suéter, pulôveres, luvas, meias, toucas e cachecóis.

Nesta época de cacimbo, acrescentou, vende-se muito e não há queixas por falta de clientes. "As barracas estão sempre com muito movimento e isso agrada aos vendedores”.

Maria Intumba, vendedora do mercado do Tchivonde, disse que desde o final do mês de Abril que começou a registar muita movimentação de pessoas à procura de roupas de frio, o que fez com que alguns vendedores aproveitassem para subir o preço das coisas.

Os preços das cobertas pesadas, casacos, suéter e pulôveres, explicou, variam consoante a qualidade de cada produto.

Paula Bartolomeu, que procurava casacos para os filhos, disse que este ano a Época de Frio ou Cacimbo começou mais cedo e por isso preferiu comprar roupas apropriadas de modo a evitar doenças respiratórias.

 
Médico aconselha reforço de cuidado

O médico Isaías Mendes Albino, afecto ao Hospital Geral do Cuando Cubango,  aconselha as famílias a terem muito cuidado, no sentido de se evitar resfriados, sobretudo em crianças que devem estar sempre bem agasalhadas e não deixar que se levantem muito cedo da cama, assim como tomar banho com água fria.

Nesta Época de cacimbo, acrescentou, registam-se muitos casos de gripe, otite, bronquites e bronquiolites, bem como de tuberculose.

O médico disse ainda que o Hospital Geral do Cuando Cubango está preparado para acudir todas as doenças do foro respiratório.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões