Regiões

Ministério do Ambiente lança Programa Educar para Reciclar

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

O Ministério do Ambiente lançou, esta quinta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, o Programa Educar para Reciclar (PEDUR) para promover no seio da população estudantil a gestão adequada dos resíduos sólidos para serem reutilizados de forma sustentável.

12/09/2024  Última atualização 20H37
© Fotografia por: Nicolau Vasco | Menongue
O projecto foi lançado pela presidente da Agência Nacional dos Resíduos (ANR), Nelma Caetano, no Complexo Escolar Mwene Liveve n.º 110, arredores da cidade de Menongue. 

Na ocasião, a responsável explicou que o PEDUR surge através das constantes preocupações em promover as boas práticas ambientais no seio dos alunos e professores.
 
O programa que é uma iniciativa do Ministério do Ambiente e que actualmente já englobou mais de 100 mil alunos e professores de algumas províncias do litoral, região sul e norte tem como meta atingir o mais rápido possível o universo de instituições de ensino existentes nos 164 municípios do país para gerar efeitos multiplicadores.

 "Com arranque do ano lectivo 2024/2025, é oportuno que unamos sinergias com o Ministério da Educação para que os mais de nove milhões de alunos matriculados no ensino geral sejam parte deste importante programa,” augurou.
  
Nelma Caetano referiu, igualmente, que para fazer jus a este propósito todos os municípios devem ter escolas modelo que cumpram com as políticas nacionais de separação e reutilização dos resíduos, afirmando que a instalação dos ecopontos nos estabelecimentos de ensino continua a ser um dos grandes desafios para o êxito do PEDUR.
 
No Cuando Cubango, o PEDUR arrancou com 16 professores e 200 alunos, mas a pretensão é de abranger as demais escolas existentes nos nove municípios da região para consciencializar as pessoas sobre aa gestão adequada dos resíduos para serem reutilizados de forma sustentável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões