Economia

Ministério incentiva investimentos no sector

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

Uma equipa técnica do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), ligada ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), trabalha, desde quarta-feira, na província do Cuando Cubango, para incentivar a construção e remodelação de postos de abastecimento de combustível para dar resposta à procura.

07/09/2024  Última atualização 12H52
© Fotografia por: DR
O IRDP promoveu um seminário dirigido aos empresários e responsáveis de postos de abastecimento de combustível e responsáveis dos postos de combustíveis.

O representante do IRDP, Bruno Tito, afirmou que o seminário se enquadra no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027 do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para a melhoria, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo, tendo em vista que a província do Cuando Cubango conta actualmente com apenas 12 postos de abastecimento de combustível, sendo 11 em Menongue e um no Cuito Cuanavale.

Lamentou o facto de que os restantes sete municípios da província, nomeadamente o Cuchi, Cuangar, Calai, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo não contarem até hoje com nenhum posto de abastecimento de combustível para responder às necessidades dos automobilistas, empresários e população em geral.

Bruno Tito fez saber que este ano o programa de deslocação às províncias teve início no Cuando Cubango e poderá centrar-se em quatro pontos principais, começando com a caracterização do sector dos derivados do petróleo, o licenciamento e vistorias, bem como o mapeamento dos postos de abastecimento de combustível para atender às necessidades dos consumidores e evitar o seu contrabando para a Zâmbia e a Namíbia.

O director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Afonso Dala, que valorizou a iniciativa do seminário ligado aos derivados de petróleo, afirmou que a atracção de investimento é uma mola impulsionadora da indústria petrolífera angolana e pode permitir um melhor desenvolvimento para a província do Cuando Cubango.

A existência dos 12 postos de abastecimento de combustível representa um número muito ínfimo se comparado com a extensão da província, que é a segunda maior de Angola, depois do Moxico.

Afonso Dala apontou que o mau estado das vias de acesso tem desmotivado os empresários a investirem neste sector, na província do Cuando Cubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia