Desporto

Ministério pretende alargar a base de atletas federados

Armindo Pereira

Jornalista

O Ministério da Juventude e Desportos está comprometido em trabalhar com os promotores do desporto feito nas comunidades, com o objectivo de alargar a base de atletas federados, no âmbito das directrizes para a concretização das metas estabelecidas no PLANADESPORTO 2024-2027, pelo Governo angolano.

21/07/2024  Última atualização 12H20
Paulo Madeira reuniu ontem-se em Luanda com os fazedores das actividades desportivas © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A intenção foi revelada ontem, pelo secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, no final do encontro mantido, na Galeria dos Desportos, em Luanda, com os fazedores das mais distintas actividades desportivas.

O governante sublinhou a importância do Desporto Comunitário como um pilar essencial para o crescimento e fortalecimento da prática desportiva a nível nacional. Destacou que o Ministério adoptou um novo paradigma de trabalho e comunicação, com o objectivo de tornar o país competitivo e integrativo no cenário desportivo internacional.

"O Desporto Comunitário é um pilar importante para o aumento da base da pirâmide do desenvolvimento do desporto nacional. Queremos ser mais fortes, competitivos e integrativos”, afirmou o secretário de Estado.

O encontro teve como objectivo principal a troca de experiências, a orientação de procedimentos administrativos do ponto de vista legal e a assimilação das práticas já adoptadas pelos promotores e líderes do Desporto Comunitário, de modo a ampliar e potencializar a base desportiva em Angola.

Na ocasião, Paulo Madeira mencionou o desporto recreativo e corporativo como áreas significativas, além do desporto escolar, que, embora não tenha sido discutido  ontem, foi reconhecido como um alicerce relevante.

 "O Desporto Comunitário tem uma abrangência significativa em relação ao desporto federado, e nós, enquanto Ministério, temos de estar a par dos acontecimentos em todo o país, não apenas em Luanda,” enfatizou o antigo presidente da Federação Angolana de Basquetebol.

Por outro lado, expressou a intenção de replicar a abordagem com promotores do Desporto Comunitário nas demais províncias.

 Base de dados

A presença massiva e a interacção dos participantes foi destacado e o dirigente deixou uma palavra de apreço a todos, bem como aos que por diversas razões, não compareceram no encontro.

"O que nos move é o desporto e o seu desenvolvimento a nível de todo o país, porque no final do dia, todo o sistema alimenta as nossas selecções nacionais ao mais alto nível", referiu.

O encontro resultou também na decisão de criar uma base de dados, grupos de trabalho e coordenadores específicos para fortalecer a promoção do desporto, responsabilidade constitucionalmente consagrada.

Paulo Madeira reconheceu os desafios enfrentados pelo Estado para apoiar financeiramente os núcleos comunitários, mas expressou a esperança de que, com os dados colectados, seja possível fazer juízos de valor e direccionar os recursos disponíveis para aqueles que realmente fazem a diferença no Desporto Comunitário.

"Infelizmente, o Estado angolano não possui recursos para fazer face às necessidades destes núcleos comunitários. Com os dados que recebermos, vamos criar juízos de valor e poderemos perspectivar, sempre que existirem recursos, ajudar aqueles que realmente fazem acontecer," concluiu o secretário de Estado para o Desporto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto