Cultura

Ministro da Cultura felicita grupos pelo Dia Mundial da Dança

JA Online

O ministro da Cultura, Filipe Zau, felicitou todos os grupos de dança do país, pela relevância da linguagem corporal como manifestação artística e riqueza patrimonial, além da diversidade de estilos.

29/04/2024  Última atualização 14H40
Ministro da Cultura felicita grupos de dança © Fotografia por: Direito Reservado

Numa mensagem alusiva ao Dia Mundial da Dança, divulgada na página oficial do Ministério, no Facebook, Filipe Zau sublinha que o reconhecimento do Semba, enquanto música e dança, em 2023, como Património Imaterial Nacional e, do mesmo modo, a 18 de Abril de 2024, dos géneros Kizomba e Cianda (tchianda), nas celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, ilustra a importância que o Executivo dedica a esta arte performativa.

"Neste contexto, continuamos a diligenciar, no sentido de inscrever o Semba, tal como já ocorreu com os Sona, na lista indicativa da UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade", escreve o ministro.

Na mensagem, Filipe Zau incentiva o levantamento de mais géneros musicais e danças, que caracterizam a diversidade cultural no país, visando a inventariação e salvaguarda identitária patrimonial.

O Dia Mundial da Dança que se assinala, esta segunda-feira, 29 de Abril, foi instituído pela UNESCO, em 1982, em homenagem ao coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura