Mundo

Moçambique, Botswana e Zimbabwe lançam projecto do Porto de Águas Profundas

JA Online

Moçambique, Botswana e Zimbabwe assinaram esta sexta-feira, um acordo para a prossecução do projecto do Porto de Águas Profundas de Tichobanine, no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.

12/07/2024  Última atualização 20H20
© Fotografia por: DR

Os presidentes Filipe Nyusi, Mongwetsi Masisi e Emmerson Mnangagwa, de Moçambique, Botswana e Zimbabwe respectivamente, assinaram o acordo para a viabilização da iniciativa.

De acordo com a Rádio Moçambique, o projecto, que inclui uma linha férrea, ligando os três países, será implantado numa área de mais de dez quilómetros, numa zona adjacente ao Parque Nacional de Maputo.

Um pacto firmado no âmbito da cimeira tripartida sobre projectos ferro-portuários, realizada em Matutuíne.

O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, destacou as facilidades do comércio e os investimentos que podem decorrer do projecto, como ganhos esperados para os três Países.

O Projecto integrado de transporte de carga pesada, designado Porto de Águas Profundas de Tichobabanine, será executado em quatro fases sendo que a primeira contempla a construção de uma linha férrea de trinta e oito quilómetros até ao ramal de Salamanga, refere a fonte.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse que antes, haverá um estudo de viabilidade, a ser feito pelos três países, com o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento.

O Porto de Águas Profundas de Tichobanine pode ocupar uma área de mais de dez quilómetros e uma capacidade para processar dezasseis milhões de toneladas de carvão e outros minérios e três milhões de toneladas de combustível.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo