Política

Moxico: Deputados da Terceira Comissão avaliam o funcionamento das fronteiras

José Rufino | Luena

Jornalista

Os deputados da 3.ª Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades no Estrangeiro, da Assembleia Nacional, efectuam uma visita de trabalho ao Moxico, onde, durante 72 horas, vão manter contactos com as autoridades locais para avaliar o funcionamento das fronteiras naquele território.

06/05/2024  Última atualização 07H54

O grupo parlamentar, composto por três deputados e um assessor, encabeçado pelo deputado Alcides Sakala, desloca-se, hoje, ao município fronteiriço do Luau, com o objectivo de trabalhar com os efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Polícia de Guarda Fronteira, assim como visitar o Centro de Detenção de Estrangeiros em situação ilegal.

Em declarações aos jornalistas, à saída do encontro de cortesia que manteve com o governador Ernesto Muangala, no salão nobre do Governo Provincial, Alcides Sakala esclareceu que os órgãos de fronteiras têm um papel importante no contexto da evolução política da região em que Angola se encontra.

"Angola está inserida numa região de grande conflitualidade, com uma fronteira comum, conhecida por todos e com os problemas também conhecidos, que existem do outro lado da fronteira, daí a preocupação em se tentar perceber quais as perspectivas e recomendações que poderão existir”, explicou.

O deputado acrescentou que, enquanto porta-voz que lida com esses assuntos, considerou importante fazer reflexões que, eventualmente, poderão ajudar a quem toma decisões, fundamentalmente a Assembleia Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política