Regiões

Moxico: Embaixador do Zimbabwe homenageia combatentes tombados no Boma

JA Online

O embaixador adjunto do Zimbabwe em Angola, Marshall Mberi, homenageou, terça-feira, no Moxico, os ex-combatentes de guerra tombados no Boma que lutaram pela independência do Zimbabwe.

17/07/2024  Última atualização 12H19
Embaixador do Zimbabwe homenageia combatentes tombados no Boma © Fotografia por: Direito Reservado

Numa cerimónia solene realizada no histórico local de Boma, nos arredores da cidade de Luena, Marshall Mberi depositou uma coroa de flores em memória dos cerca de 1.500 ex-combatentes zimbabweanos que foram assassinados pelo exército sul-africano a 26 de Fevereiro de 1979, um ano antes da independência do seu país.

O diplomata, citado numa nota divulgada pelo Governo Provincial do Moxico, no Facebook, destacou o papel crucial que Angola desempenhou na luta pela libertação, reforçando a união histórica entre os dois povos na resistência contra o regime do apartheid em vigor na África do Sul naquela época.

Por sua vez, o regedor da localidade do Boma, Ernesto Francisco Mo Mboma, afirmou que este gesto valoriza o sacrifício de muitos compatriotas que perderam a vida, tendo, na ocasião, valorizado o gesto dos governos de Angola e Zimbabwe apelando que o memorial seja construído para dignificar aqueles que tombaram pela causa.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões