Política

MPLA e PCV assinam acordo de cooperação

JA Online

O MPLA e o Partido Comunista do Vietname (PCV) assinaram, hoje, um acordo de cooperação que vai dar um novo impulso às relações bilaterais entre as duas formações políticas, ambas no poder, e reforçar o entrosamento nos domínios de interesse comum.

22/08/2024  Última atualização 14H35
© Fotografia por: Cedida
Além das consultas para a concertação de posições na arena internacional, o documento ora rubricado prevê, de igual modo, a formação de quadros, a troca de delegações bem como o aconselhamento económico dos respectivos governos para que se encontrem as melhores formas de investimento com base na economia de mercado.

 

Pelo MPLA assinou o acordo quadrienal o secretário do Bureau Político (BP) para as Relações Internacionais (RI), Manuel Augusto, e pelo PCV, o secretário do Comité Central (CC) e chefe da Comissão de Relações Exteriores do CC, Le Hoai Trung, informa uma nota consultada pelo JA Online.

 

Na sequência, Manuel Augusto reuniu-se também com o membro Permanente do Secretariado do CC do PCV, Luong Cuong.

 

Os políticos passaram em revista a situação política global, com destaque para as respectivas regiões, os últimos acontecimentos na República Democrática do Congo (RDC), nomeadamente o cessar-fogo que mereceu, da parte vietnamita, o reconhecimento dos esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que na qualidade de campeão da paz e reconciliação desempenhou um papel fundamental na facilitação do diálogo político-diplomático entre o Rwanda e a RDC para a estabilização daquela região dos Grandes Lagos.

 

Por sua vez o MPLA felicitou o PCV pela designação de To Lam como Secretário-geral, na sequência do passamento físico de Nguyen Phu Trong, e também por propiciar um ambiente de paz e diálogo na região asiática.

 

Este desempenho, fez deslocar a Hanói, em Setembro de 2023, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, em Dezembro do mesmo ano o presidente da República Popular da China, Xi Jinping e em Junho do ano em curso o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política