Sociedade

Mulheres Pan-Africanas falam sobre abuso sexual

Engrácia Francisco

Jornalista

Um total de 83 casos de violência sexual contra menores foi registado, durante o mês passado, no município de Luanda, de acordo com os dados recolhidos pela Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM), informou, terça-feira, a secretária regional, Luzia Inglês.

03/04/2024  Última atualização 11H30
Luzia Inglês é a secretária regional da Organização Pan-Africana © Fotografia por: João Gomes| Edições Novembro
Durante uma conferência de imprensa, a secretária regional falou sobre o projecto "Zero à violência sexual contra menores de idade nas comunidades”, com o objectivo de combater o fenómeno, em Luanda, através de acções de sensibilização às populações.

Luzia Inglês disse que o projecto foi lançado a 6 de Março deste ano, nos sete distritos do município de Luanda. Nos próximos meses, garantiu, o projecto vai estender-se para outras províncias do país.

"O foco têm sido as escolas, mercados e igrejas, instituições consideradas parceiras importantes”, destacou, além de aconselhar os pais a melhorarem o diálogo com as crianças e as jovens.

"Temos estado a trabalhar em colaboração com o Instituto Nacional da Criança, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e algumas associações cívicas femininas não- governamentais, para formarmos mais de 60 activistas sociais para lidarem directamente com a população”, realçou.

Inicialmente, disse que, o foco das actividades, que terminaram no ano passado, era o empoderamento feminino. Para este ano, continuou, a preocupação é a violência sexual contra a criança. "A próxima campanha de sensibilização está marcada para este mês no município de Belas”.

Para a psicóloga clínica Mariana Costa, o trabalho de sensibilização deve incluir, também, as famílias, muitas a normalizar, actualmente, o abuso sexual. "Existem muitas pessoas que têm pouca informação sobre o abuso sexual, por isso  é necessário levarmos o conhecimento para todos”, recomendou.

A Organização Pan-Africana de Mulheres surgiu em 1962, na Tanzânia. Anteriormente denominada por Conferência de Mulheres Africanas, tornou-se OPM no Congresso do Senegal em 1974.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade