Sociedade

Mussulo mais iluminado até o final de Dezembro

António Cristóvão

Jornalista

A Ilha do Mussulo estará totalmente electrificada até final do mês de Dezembro deste ano, garantiu, sexta-feira, na Praia do Buraco, Distrito Urbano do Benfica, município de Talatona, província de Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP).

24/03/2024  Última atualização 11H06
Governador Manuel Homem inaugurou a fase inicial do projecto de electrificação © Fotografia por: Edições Novembro
Hélder de Jesus falava antes da assinatura do auto de consignação entre o Ministério da Energia e Águas e a empresa Mark Cables Energy Solutions FZE, no quadro do projecto de Electrificação da comuna do Mussulo.

Segundo o responsável da ENDE-EP, a electrificação do Mussulo começou no passado mês de Janeiro, devendo os trabalhos durar 12 meses.

De acordo com Hélder de Jesus, o projecto, que foi lançado na sexta-feira à noite, na Praia do Buraco, pelo governador Provincial de Luanda (GPL), Manuel Homem, prevê 3.600 ligações domiciliares, na comuna do Mussulo, com contadores pré-pagos. "Neste momento, já temos feitas 70 ligações domiciliares”, disse o PCA da ENDE-EP.

Hélder de Jesus deu a conhecer que, no total, serão instalados no Mussulo 26 Postos de Transformação (PTs) de energia eléctrica. "O pacote contempla, também, outras áreas, como as localidades de Sangano e Cabo Ledo”.

O presidente do Conselho de Administração da ENDE-EP explicou que o projecto de electrificação do Mussulo está orçado em 83 milhões de dólares.

"Vamos fazer ligações em todas as residências onde for possível”, assegurou Hélder de Jesus, acrescentando que os proprietários terão de criar as condições necessárias para permitir a ligação à rede e a instalação do contador pré-pago.

Para que a energia eléctrica chegue ao Mussulo, segundo Hélder de Jesus, vai ser utilizada pela primeira vez uma nova tecnologia, devido à descontinuidade com a terra firme da cidade de Luanda.  "Vamos usar o cabo sub-marino, para poder entrar na Península do Mussulo”. 

A Península do Mussulo, explicou, vai ter dois injectores de energia eléctrica, nos extremos da Ilha, com cabos sub-marinos. "É uma nova tecnologia em Angola e será utilizada pela primeira vez no país”.   

Segundo o PCA, este projecto, que vai beneficiar 21.600 famílias, inclui os bairros Ponta da Barra, Priori, Cambaxi, Mussulo Centro, 6 Macoco, Buraco, Farol das Palmeirinhas, Tapo, Sangano e Cabo Ledo.

Além destas localidades, foram ligados 950 postes de iluminação pública, com o intuito de garantir maior segurança à população.

Para o responsável da Empresa de Distribuição Eléctrica (ENDE-EP), com a ligação da rede eléctrica na comuna do Mussulo, foram criados os suportes para a actividade turística, o desenvolvimento do sector das pescas e a redução dos poluentes marítimos.

De acordo com informações, esta é a primeira vez que a comuna do Mussulo vai beneficiar de energia eléctrica da rede pública, já que anteriormente dependia de fontes alternativas.     

Hélder de Jesus e o representante da MARK Cables Energy Solutions FZE, Elísio Augusto, assinaram a consignação da obra, prestigiada pelo ministro João Baptista Borges e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade