Mundo

Nações Unidas recebe pedidos de reforço da polícia do Haiti

As Bahamas, Bangladesh, Barbados, Benim, Chade, Jamaica e Quénia notificaram, oficialmente, o Secretário-Geral da ONU da intenção de contribuírem com pessoal para uma força internacional de segurança para o Haiti, confirmou, sábado, o porta-voz de António Guterres.

28/04/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

Em comunicado, o gabinete do porta-voz de Guterres indicou que outros países manifestaram interesse, inclusive publicamente, mas ainda não notificaram o Secretário-Geral.

A missão internacional de apoio à segurança no Haiti, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU em Outubro para apoiar a polícia local no combate aos grupos de crime organizado, dispõe actualmente de 18 milhões de dólares (16,8 milhões de euros), que foram depositados num fundo fiduciário.

De acordo com o porta-voz de Guterres, desse total, 8,7 milhões de dólares foram fornecidos pelo Canadá, 3,2 milhões de dólares pela França e seis milhões de dólares pelos Estados Unidos. "Agradecemos a todos aqueles que contribuíram e instamos todos os Estados-membros a garantirem que a missão receba o apoio financeiro e logístico de que necessita para ter sucesso", apelou a ONU.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo