Mundo

Nigéria toma medidas para controlar inflação

O Banco Central da Nigéria aumentou, duas vezes, as taxas de juro, numa tentativa de controlar os níveis de inflação, com reflexos directos na normalidade monetária, impulsionando a actividade comercial, com as variáveis de referência a indicarem a baixa dos preços a partir do próximo mês.

17/04/2024  Última atualização 09H50
Banco Central desvalorizou duas vezes a moeda nigeriana © Fotografia por: DR

A Nigéria está abraço com uma inflação galopante, segundo o Departamento Nacional de Estatística, que avançou a informação, dando conta de que a taxa global subiu, em Março passado, 1,50%, fixando a inflação, agora, em 33,20%, a maior subida, em 28 anos.

A agência pontualizou que a inflação alimentar situou-se em 40,01%, em Março de 2024, superando os 37,92%, referente a Fevereiro. A remoção de um subsídio aos combustíveis, pelo Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em Junho passado, fez com que os preços disparassem, deixando milhões de pessoas com dificuldades para satisfazer as necessidades básicas. A situação provocou um aumento dos custos dos alimentos e da energia. As medidas aplicadas pelo Chefe de Estado nigeriano estão alinhadas com outras implementadas no âmbito da recuperação económica, e resultam do acompanhamento à inflação, tendo em conta que a capacidade financeira estava em causa, refere o insttituto.

No entanto, à luz de novas apreciações, as autoridades verificaram que o ritmo da economia estava a abrandar, situação que levou a aplicação de novas medidas. Ainda assim, a inflação ao consumidor tem registado uma tendência ascendente, durante 15 meses consecutivos, prejudicando os rendimentos das pessoas e drenando as poupanças.

A Nigéria também desvalorizou a sua moeda- o Naira, duas vezes em menos de um ano, numa tentativa de aliviar a escassez crónica de divisas, fazendo com que o dólar se valorizasse, notavelmente, face à moeda nacional. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo