Mundo

Noruega está preparada para reconhecer palestina

A Noruega está preparada para reconhecer o Estado da Palestina, em coordenação com outros países e num momento em que esse passo seja um contributo para a paz no Médio Oriente, disse, ontem, o Primeiro-Ministro norueguês.

13/04/2024  Última atualização 10H50
Israelitas e palestinos exibem as bandeiras dos dois lados a favor da coexistência pacífica © Fotografia por: DR

Jonas Gahr Støre falava em Oslo, numa conferência de imprensa ao lado do Primeiro-Ministro de Espanha, Pedro Sánchez, que já se comprometeu a reconhecer o Estado palestiniano até Julho e iniciou, ontem,  na Noruega, uma ronda de contactos com cinco homólogos europeus sobre esta questão.

O Primeiro-Ministro da Noruega disse que os Governos de Oslo e Madrid têm visões muito similares e saudou a iniciativa de Sánchez.

"Temos uma visão muito similar. Estamos prontos para reconhecer o Estado da Palestina (...). A questão é em que momento e em que circunstâncias se poderá fazer para apoiar o processo de paz na região", disse Jonas Gahr Støre, que, em resposta aos jornalistas, não descartou dar este passo em simultâneo com Espanha.

Sánchez, por seu turno, reiterou o compromisso de reconhecer o Estado palestiniano "o quanto antes possível, quando se derem as condições necessárias e de forma a que possa ter o maior impacto positivo no processo de paz".

Os  dois  Primeiros-Ministros reiteraram também o apoio ao reconhecimento da Palestina como membro de pleno direito das Nações Unidas.

"Temos de aplicar já uma perspetiva política para pôr fim a este conflito", disse Sánchez, que voltou a defender a organização de uma conferência internacional de paz para o Médio Oriente, "o quanto antes possível".

Jonas Gahr Støre e Pedro Sánchez defenderam ainda a necessidade de haver, no imediato, um cessar-fogo em Gaza, entrada de ajuda humanitária no território palestiniano e a libertação de todos os reféns israelitas por parte do grupo islamita Hamas.

A ronda de contactos de Sánchez começou ontem de manhã na Noruega e segue, à tarde, na Irlanda. Na próxima semana, vai abordar o assunto com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, em Madrid, antes de, na terça-feira, viajar para a Eslovénia e Bélgica.

Este périplo europeu segue-se a outro, no início deste mês, pela Jordânia, Arábia Saudita e Qatar, onde defendeu mais pontes entre a União Europeia (UE) e os países árabes.

No final de Março, assinou com outros três primeiros-ministros europeus (da Irlanda, da Eslovénia e de Malta) uma declaração a comprometer-se com o reconhecimento do Estado da Palestina.

Segundo o Governo espanhol, a escolha da Noruega para iniciar esta ronda de contactos deve-se ao papel histórico de mediação do país no conflito israelo-palestiniano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo