Sociedade

Nova escola no Honga vai albergar 750 alunos

António Cristóvão

Jornalista

A escola do Ensino Primário Nº 9056, denominada Professor Gabriel Mendes Machado, no bairro Honga, Distrito Urbano do Lar do Patriota, em Luanda, tem capacidade para albergar 750 crianças, em oito salas de aula, garantiu, sábado, o director municipal da Educação de Talatona.

21/04/2024  Última atualização 10H12
© Fotografia por: DR

Inácio Gonga disse que, com a inauguração da escola, as crianças vão deixar de percorrer longas distâncias para estudar. A instituição, realçou, vai mitigar o défice de estabelecimentos públicos no município de Talatona.

O director acrescentou que o município tem o registo de 56 escolas públicas e mais de 500 instituições privadas, cuja metade está em situação de ilegalidade. "Temos necessidade de continuar a investir nas infra-estruturas públicas com condições e qualidade”, frisou.

As aulas na infra-estrutura, cuja empreitada custou 415 milhões de kwanzas, arrancam no mês de Setembro, com alunos da iniciação  à 6ª classe. "A escola foi construída num recinto onde já existia uma outra infra-estrutura. A nova escola vai receber apenas alunos do ensino primário, mas as crianças têm garantia de que, ao terminarem a 6ª classe, vão seguir para a instituição ao lado para frequentarem a 7ª, 8ª e 9ª”, disse.

Para o início das aulas, referiu, a direcção da escola vai trabalhar com 16 docentes, em dois turnos. "O município de Talatona precisa de mais de 50 escolas, para ajudar na integração de outros alunos que se encontram fora do sistema de ensino”, indicou.

Das 556 escolas, entre públicas e privadas, do município, apontou, apenas existe um Instituto Médio Técnico, denominado Instituto Politécnico de Arte (CEART).

Actualmente, avançou o director, o sector da Educação de Talatona tem o registo de 2.700 docentes. "Sempre que houver a construção de escolas, haverá necessidade de se aumentar o número de professores. Mas, precisaríamos de mais 100 professores, numa primeira fase, para colmatar as necessidades”, garantiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade