Política

Nova sede continua sem energia eléctrica

Víctor Pedro|Sumbe

As novas instalações da Comissão Provincial Eleitoral do Cuanza-Sul, localizadas na centralidade de Quibaúla, município do Sumbe, estão, desde 2019, quando foram inauguradas, sem energia eléctrica, o que faz com que os comissários continuem a trabalhar na actual sede sem as mínimas condições.

26/02/2021  Última atualização 16H00
Novas instalações da CPE na centralidade de Quibaúla © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro
O assunto foi abordado ontem num encontro entre o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e o governador do Cuanza-Sul.
Manuel Pereira da Silva reconheceu o trabalho que o Governo provincial e a ENDE têm estado a fazer para que, em breve, a nova sede da CPE tenha energia eléctrica, mas sublinhou que, enquanto o problema não for resolvido, os comissários vão continuar a trabalhar em instalações impróprias, o que vai exigir esforços do ponto de vista financeiro. "Caso para pensar em arrendar um local para este grupo de trabalho”, disse.

Manuel Pereira da Silva pediu o empenho do governador na resolução do problema. Job Capapinha, por seu lado, respondeu positivamente ao pedido e deixou garantias de que a ENDE vai trabalhar afincadamente para que, a curto prazo, a situação seja ultrapassada.

Domingos Bambe, representante da ENDE, que esteve presente no encontro entre o governador e o presidente da CNE, explicou que a situação já foi avaliada pelos técnicos da ENDE, que concluíram ser necessário a construção de uma rede de média tensão de dois quilómetros, desde a subestação de média tensão de Quibaúla às novas instalações da CPE, e a montagem do posto de transformação com capacidade de 100 Kv.

O responsável da ENDE garantiu que, apesar dos constrangimentos ligados aos custos financeiros, é possível instalar energia eléctrica na nova sede em duas semanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política