Regiões

Novo administrador quer tornar Cuchi em celeiro de produção agrícola

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O novo administrador municipal do Cuchi, Severino Sawanda, assegurou, esta terça-feira, que trabalhará afincadamente para tornar o município num verdadeiro celeiro de produção em grande escala de cereais, tubérculos e hortícolas na província do Cuando Cubango.

20/08/2024  Última atualização 16H11
© Fotografia por: Carlos Paulino/Menongue

Nomeado no passado dia 5 de Agosto, Severino Sawanga salientou que o município tem terras aráveis e recursos hídricos em abundância, assim como pessoas trabalhadoras que precisam apenas de incentivos e apoios para aumentarem as áreas cultivo de milho, feijão, arroz, soja, massango, massambala, batata-doce e rena, tomate, cebola, repolho, couve, cenoura, beringela, entre outras culturas.

Para o efeito é necessário que os camponeses principalmente os grandes produtores sejam devidamente suportados com microcréditos ou com tractores, sementes e fertilizantes.

Severino Sawanda recordou que no período colonial e até antes do início do conflito armado no país, o Cuchi foi o município do Cuando Cubango que mais se destacava na produção agrícola, sobretudo nas comunas do Vissati, Cutato e Tchinguanja.

Referiu, ainda, que não havendo neste momento guerra e nem perigo de campos de cultivo minados, há toda a necessidade de se aproveitar as terras aráveis e os recursos hídricos para a produção de alimentos em grande escala.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões