Economia

Nzeto junta 70 expositores para mostrar a produção

Fula Martins | Nzeto

Jornalista

A Feira de Produção Agrícola do Nzeto teve um volume de negócio de mais de 10 milhões de kwanzas, tendo juntado 70 expositores provenientes de várias localidades da província do Zaire.

01/07/2024  Última atualização 10H24
Os sectores das Pescas e da Agricultura estiveram em destaque © Fotografia por: DR

Enquadrada nas festividades dos 90 anos da vila do Nzeto, a feira contou com a participação de vários produtores enquadrados em associações e cooperativas agrícolas.

O evento teve como objectivo promover o comércio de produtos agrícolas, exploração de recursos marinhos e florestais do município.

O administrador municipal do Nzeto, Ketuzaioko Gomes Pinda, destacou em declarações à imprensa, o esforço empreendido pelos os actores que directa ou indirectamente se engajaram para a realização do evento.

No acto de abertura, presidido pelo director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico, Pedro Kadende, o responsável reforçou a necessidade de se continuar a prestar uma atenção especial à produção agrícola, não só no Nzeto, mas em todos os municípios, de forma a incentivar cada vez mais os agricultores organizados em cooperativas e associações, a produzirem cada vez mais.

À margem da feira, a Administração Municipal do Nzeto realizou o primeiro Fórum Económico e do Turismo, que passou em revista vários temas, com realce para a agricultura como factor decisivo para a diversificação da economia, empreendedorismo agro-pecuário, bem como experiências e práticas locais de produção de cacau e café.

Potencialidades turísticas

O município do Nzeto (Zaire) apresenta condições objectivas e favoráveis para alavancar o desenvolvimento do turismo.

A garantia é do administrador municipal Ketuzaioko Gomes Pinda, à margem do Fórum Económico do Turismo.

Nos últimos dias, disse o administrador, técnicos do sector do Turismo e de outras instituições têm feito um trabalho aturado para identificar as áreas de atracção turística do município.

"Quando se identificar as áreas turísticas, vai fazer-se uma ampla divulgação e as agências de viagem entram em acção, elaborando os roteiros turísticos com o objectivo de atrair os visitantes ao município do Nzeto”, realçou Ketuzaioko Pinda.

À semelhança da pesca, que é a principal actividade dos munícipes do Nzeto, o sector do Turismo, revelou o administrador, pode contribuir para o desenvolvimento económico e proporcionar mais oportunidade de emprego, principalmente para a juventude.

Para que o sector do Turismo no Nzeto atinja os objectivos preconizados, atrair o maior número de turistas, principalmente estrangeiros, segundo Ketuzaioko Pinda, é preciso investimentos, tendo para isso destacado que o sector privado, um dos principais parceiros do Estado, aposte seriamente na criação de condições, com realce à hotelaria.

Entre os vários temas debatidos no Fórum Económico, destaca-se "Os caminhos para o Aproveitamento das Potencialidades Turísticas do Nzeto”.

O município tem uma superfície de 10.120 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em 41.627 habitantes, distribuída em quatro comunas, nomeadamente Quindeje, Quibala Norte, Musserra e a sede, o município do Nzeto.

A sede municipal do Nzeto, na província do Zaire, comemora, no dia 23 de Junho, 90 anos, desde que foi elevada à categoria de vila, à luz do Decreto nº 601, de 23 de Junho de 1934, da então Administração Colonial Portuguesa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia