Cultura

Obras “The Love of the King” nas celebrações de Bob Marley

Analtino Santos

Jornalista

O artista visual, Adão Mussungo, voltou a apresentar o projecto "The Love of the King" inspirado nas obras e vida de Bob Marley, desta feita no Bar dos Colossos. O evento aconteceu sábado, 11 de Maio, dia mundialmente consagrado para homenagear o Rei do Reggae.

13/05/2024  Última atualização 10H12
Os sons de Bob Marley determinaram “ The Love of the King” © Fotografia por: DR

O momento teve a trilha sonora com alguns dos principais sucessos de Bob Marley, com o artista visual, Adão Mussungo, a fazer uma visita guiada aos presentes que faziam uma apreciação das obras com títulos baseados em músicas e pensamentos do Rei do Reggae.

"Esta é a minha forma de expressar a dimensão deste ser humano especial e eternizar a obra do rei. Tudo começou depois de muita reflexão sobre a vida e o filme, mas ficou sério com um convite para pintar Bob Marley. Na sequência originou outras obras que resultaram nesta série que serve para homenagear este grande artista", revelou Adão Mussungo.

A exposição marca a inauguração experimental da Galeria Colossos e o regresso do projecto "The Love Of The King" apresentado pela primeira vez no passado mês de Fevereiro, numa superfície comercial no Morro Bento e depois em Abril no distrito do Kikuxi.

Na nota conceptual, Mussungo considera Bob Marley, uma lenda e um autêntico astro e que a sua musicalidade, o fez viajar por meio de pinceladas pictóricas soltas que originou o "The Love of the King ". Nela encontramos "Som da Natureza", "Be Yourself", "One Love" e outras que seguem uma linha inspirada pela música de Bob Marley.

Adão Mussungo nasceu em Luanda, a 3 de Maio de 1981. É pintor, desenhador, ilustrador, curador-assistente, e designer, formado em Pintura pelo Instituto Nacional de Formação Artística.

Foi coordenador da Brigada de Jovens Artistas Plásticos. Realizou diversas exposições individuais e colectivas no país, em Portugal, Itália, Moçambique e África do Sul.

 
O imortal Rei do Reggae

Robert Nesta Marley nasceu a 6 de Fevereiro de 1945  em Nine Mille, Jamaica. Foi um dos pioneiros na divulgação do estilo Reggae e da filosofia e modo de vida Rastafari. Morreu a 11 de Maio de 1981, aos 36 anos de idade. Com Peter Tosh e Bunny Livingston fundou os The Wailers, uma das principais formações da história do Reggae.

Dentre os vários reconhecimentos Bob Marley foi distinguido com a "Medalha da Paz do Terceiro Mundo” pelas Nações Unidas; a revista Time em 1999 considerou "Exodus” o "Álbum do Século”. Marley está entre os 100 maiores artistas de "Todos os Tempos”. Em 2001, foi-lhe atribuído a título póstumo um Grammy pelo conjunto da sua obra.

A canção "One Love” foi considerada "A Canção do Milénio” pela BBC. Isto é só uma pequena citação do amplo reconhecimento mundial do cantor jamaicano. Bob Marley ainda hoje tem influenciado artistas e personalidades de vários segmentos e proveniências.

Sua obra tratava principalmente de temas político-sociais e espirituais. Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmente celebrado como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado um símbolo de resistência negra, espiritualidade, defesa dos direitos humanos e luta por justiça social. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra. Os seus filhos, Ziggy, Stephen, Damian, Julian, Sharon , Cedella, Ki-Many e netos preservam o legado musical e têm carreiras artísticas consolidadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura