Desporto

Organização confirma presença de 42 países

Rosa Panzo

Jornalista

Quarenta e dois países confirmaram a participação na 17.ª edição do Campeonato Africano absoluto de natação pura e águas abertas, a decorrer de 30 do corrente mês a 5 de Maio, na piscina de Alvalade, em Luanda.

24/04/2024  Última atualização 15H15
Pela primeira vez, Angola sedia a prova continental © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O facto foi anunciado, ontem, pelo presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, em conferência de imprensa, em que foram abordados os detalhes organizativos da prova continental a ser sediada pela primeira vez no país.

De acordo com o dirigente, as delegações começam a escalar Luanda a partir do dia 28, e fazem os treinos de adaptação ao recinto desportivo.

Além da África do Sul e Egipto, potenciais candidatos ao título, e Angola, nas vestes de anfitriã, estão confirmadas as presenças de Argélia, Burundi, Botswana, Benim, Burkina Faso, República do Congo, Camarões, Côte d'Ivoire, Cabo Verde, Djibouti, Etiópia, Eswatini, Gâmbia, Gabão, Ghana, Guiné, Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias, Quénia, Lesotho, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Malawi, Madagáscar, Mali, Namíbia, Nigéria, Níger, Rwanda, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, Serra Leoa, Tunísia, Togo, Tanzânia, Uganda, Zimbabwe e Zâmbia.

Aos jornalistas, Joaquim Santos assegurou estarem criadas as condições inerentes à realização da competição.

"De certo modo, é algo inédito na história da natação angolana. Razão pela qual criamos as condições para acolher a elite africana. Um dos objectivos é manter a meta, ou seja, conquistar medalhas em provas do género. Na primeira participação, em 2021, conseguimos seis medalhas e em 2022,  uma. Pretendemos ganhar outras medalhas e fechar o ciclo com meta de ouro”, augurou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto