Sociedade

Papel da Provedoria debatido em palestra

Miguel Brás

Jornalista

A relação do papel entre a Provedoria de Justiça e a juventude foi o tema de uma mesa-redonda, realizada sexta-feira, em Luanda, pela Comissão de Triagem dos Processos da Provedoria de Justiça, para quem é preciso dar maior atenção aos jovens angolanos.

27/04/2024  Última atualização 08H38
Jovens abordam função do guardião de justiça no país © Fotografia por: Edições Novembro

O coordenador da Comissão de Triagem, Aureliano Escrivão, lembrou que todos os cidadãos são elementos de apoio chave à instituição. "Por isso, a Provedoria de Justiça tem procurado, com regularidade, trabalhar com as instituições públicas e administrativas, no intuito de garantir que sejam salvaguardados os direitos de liberdade e garantir a justiça aos cidadãos”, disse.

Para o coordenador, é preciso uma atenção especial à juventude, por parte das instituições, em especial por serem a força motriz do país. O trabalho do provedor de Justiça, adiantou, passa por aferir, também, e defender os cidadãos, conhecendo as principais dificuldades destes e ajudar a solucionar os problemas imediatos.

Durante a mesa-redonda, Domingas Pedro, técnica superior da Provedoria de Justiça, e Mityano Francisco, especialista em Políticas Públicas, falaram sobre "O estado actual da garantia dos direitos e liberdades dos jovens angolanos”, para esclarecer mais os participantes sobre direitos e garantias.

O director do Instituto Politécnico Industrial de Luanda "Ex-Makarenko”, Milton Silva, considerou a actividade fundamentalmente, em especial no quadro da formação multifacetada dos estudantes. "É uma forma de ajudar a explicar aos jovens sobre qual é o papel da Provedoria da Justiça na sociedade”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade