Política

Partido no poder reitera atenção especial à ligação com a sociedade

Adelaide Mualimusi | Cafu

Jornalista

A primeira-secretária do MPLA no Huambo, Lotti Nolika, reiterou a orientação do líder do partido, João Lourenço, para uma maior atenção à organização interna a todos os níveis, sobretudo a ligação das bases à sociedade, buscando consensos e agregação de interesses com aqueles que não são da filiação partidária.

26/02/2024  Última atualização 09H20
Primeira secretária provincial do Huambo afirma que Agenda resulta de processo de reflexão para fortalecimento do partido © Fotografia por: Edições Novembro

A dirigente partidária, que falava, sábado, no acto de divulgação da Agenda Política do MPLA para o presente ano, destacou o asseguramento das condições para que as organizações sociais do partido, nomeadamente a OMA e JMPLA, possam assumir um protagonismo cada vez maior na sociedade, e, sobretudo, nos segmentos em que se inserem, conferindo novos métodos de actuação.

O acto formal de apresentação da Agenda Política do MPLA para 2024 decorreu no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem e contou com a presença de militantes, simpatizantes e amigos do partido. A actividade política teve ainda a presença de autoridades tradicionais e religiosas, académicos e sociedade civil vindos dos 11 municípios do Huambo.

Durante o acto, Lotti Nolika apontou que a Agenda Política compreende 11 eixos estratégicos fundamentais, dos quais destacou a necessidade da defesa e promoção da imagem e prestígio do MPLA e do seu líder, a formação, promoção e capacitação, bem como a consequente avaliação permanente dos dirigentes e responsáveis do partido.

No acto político, foi, igualmente, manifestado apoio ao Executivo, na concretização da implementação do Programa de Governo 2022/2027, visando melhorar o nível da qualidade de vida das populações e fazer Angola crescer.

Lotti Nolika exortou os militantes a manter a dedicação em prol do desenvolvimento e bem-estar das populações, tendo destacado na ocasião que os 11 eixos estratégicos que norteiam a Agenda Política do MPLA exigem de todos os membros, simpatizantes e amigos do partido, o cumprimento das tarefas tendo em atenção as medidas concretas para vencer os efeitos da crise económica e social.

A primeira secretária provincial do MPLA no Huambo afirmou que a formação partidária é o pilar e protagonista de todos os processos históricos do país, ao conquistar a Independência Nacional, a paz, a consolidação da democracia e a reconciliação entre os angolanos e que continua a dirigir um programa de reconstrução e construção de muitas infra-estruturas, rumo ao desenvolvimento de Angola.

Lotti Nolika fez saber que a condução e concretização dos objectivos fixados nos programas do MPLA deriva da qualidade do trabalho dos quadros, quer estejam no aparelho do partido, nos escalões da Administração Pública, central ou local, bem como na esfera privada.

Superlotação no Naipalala II

A agenda política do MPLA foi, formalmente, apresentada, no sábado, a centenas de militantes do partido que superlotaram o pavilhão multiusos do Naipalala II, centro da cidade de Ondjiva, em acto presidido pela sua primeira secretária provincial.

Gerdina Didalelwa sublinhou na sua intervenção que a necessidade de trabalhar por uma governação próxima do cidadão é uma das tarefas que tornam o ano em curso desafiante. A dirigente partidária fez saber que a agenda política é um documento que resulta de um processo de reflexão ligado ao programa do MPLA com o objectivo de contribuir para o melhor desempenho e fortalecimento das estruturas de base do partido, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável dos angolanos.

Gerdina Didalelwa referiu que através do lançamento da agenda política, o partido pretende definir as linhas mestras de orientação para as acções que irá desenvolver ao longo do ano de modo a revitalizar a presença do MPLA junto das suas bases e da sociedade como um todo.

Maior participação no desenvolvimento do Bié

O primeiro secretário do MPLA do Bié, Pereira Alfredo, apelou, no município do Chinguar, à necessidade dos militantes continuarem a primar por uma participação mais activa no desenvolvimento socioeconómico da província, visando o bem-estar das populações.

Ao discursar no acto de massas que serviu para apresentar a Agenda Política do seu partido no presente ano, o político sublinhou que o contributo dos militantes, quer da OMA quer da JMPLA, irá facilitar no progresso das comunidades em vários domínios.

Pereira Alfredo destacou, por outro lado, a materialização de diversos projectos feitos pelo Executivo, em quase 50 anos de Independência Nacional, reiterando mais apostas nos domínios da Agricultura, Educação, Saúde, Infra-estruturas, Energia e Águas, Estradas, Pontes, entre outros, para assegurar a contínua melhoria de condições de vida das famílias.

O primeiro secretário do MPLA no Bié anunciou, por exemplo, o início já das obras da Estrada Nacional n°250, que liga o Cuito ao Cuemba, bem como do projecto de electrificação que decorre em diversos municípios, através da energia de Laúca, que o Bié beneficia há mais de cinco anos.

O dirigente pediu ainda aos militantes e quadros do partido a fim de serem activistas na promoção da paz, solidariedade e perdão, de modo a possibilitar executar os diferentes projectos socioeconómicos no país, especialmente no Bié.

Pereira Alfredo exortou, de igual modo, a necessidade dos quadros e militantes do partido irem às bases, para fortalecer o partido, por ser aí onde reside a "força do MPLA”.

Já a primeira secretária do MPLA no Chinguar, Ângela Ucueanga, destacou a escolha do partido em acolher a apresentação da Agenda Política, o que vai permitir definir as linhas orientadoras face os desafios que se aproximam.

Ângela Ucueanga considerou ainda positivo o crescimento que esta organização política tem vindo a registar neste município, sobretudo pela organização, firmeza e coesão que se notam, igualmente, no seio dos militantes.

O acto contou, ainda, com a presença de quadros e militantes vindo dos municípios do Cuito, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Nhârea, Andulo, Catabola e Camacupa.

Sob lema: "MPLA Servir o Povo e Fazer Angola Crescer”, a Agenda Política do MPLA tem, dentre outras finalidades, divulgar mais os eixos a serem executados este ano, em prol do crescimento do partido e, consequentemente, do país.

Adelaide Mualimusi | Ondjiva Justino Victorino| Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política