Sociedade

Peritos analisam soluções para desafios do continente africano

António Cristóvão

Jornalista

Vários especialistas internacionais reúnem-se, a partir de hoje, em Luanda, para analisar o papel dos engenheiros na solução dos desafios do continente africano, como o fornecimento de água potável e infra-estruturas essenciais, habitação sustentável, mudanças climáticas e outros aspectos sociais.

09/09/2024  Última atualização 09H38
Engenheiros de vários países estarão reunidos até sexta-feira no Hotel Intercontinental © Fotografia por: Direitos Reservados

A informação foi avançada, ontem, pelo secretário executivo do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA), Joelson de Matos, que destacou o facto de Angola acolher o evento pela primeira vez.

A 8.ª Conferência e a 10.ª Semana de Engenharia da UNESCO em África serão realizadas no Hotel Intercontinental, em Luanda, e vão juntar representantes da Zâmbia, África do Sul, Tanzânia, Rwanda, Nigéria, Zimbabwe, Ghana, Moçambique, Burkina Faso, República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, França, Ilhas Maurícias, Madagáscar, Malawi, Namíbia, Níger, Nigéria, Quénia, República Centro-Africana, Somália, Portugal e Estados unidos.

Sob o lema "Engenharia do futuro soluções inovadoras de infra-estruturas para uma África sustentável e uma Zona de Comércio Livre Continental Africana (AFCFTA) rápido”, os eventos vão decorrer em simultâneo até à próxima sexta-feira.

O responsável do Colégio da OEA destacou, entre os temas em abordagem, a "Engenharia do Futuro: Solução de Infra-estruturas Inovadoras para uma África Sustentável e Implementação Rápida da AFCFTA” e os subtemas "A Sustentabilidade e Infra-estruturas Inovadoras”, "Engenharia e Aceleração da implementação da AFCFTA” e a "Educação em Engenharia e Capacitação”. O encontro é uma realização da Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA), UNESCO das Federações Mundial e Africana de Engenharia em parceria com a União Africana e a Zona de Comércio Livre de África.

O secretário executivo do Colégio de Construção Civil da OEA explicou que o evento tem como objectivo educar os jovens e o público sobre a profissão de engenheiro, com a realização de alguns seminários para a sensibilização pública e eventos universitários.

Além destas questões, Joelson de Matos destacou como objectivo da 10ª Semana de Engenharia da UNESCO em África, a inspiração, educação dos jovens e do público sobre o papel dos engenheiros na sociedade.

Desde a sua criação em 2014, a Semana de Engenharia da UNESCO em África foi realizada na Etiópia, Ghana, Quénia, Nigéria, Rwanda, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade