Desporto

Petro e Casa do Pessoal jogam com olhos na final

Juscelino da Silva

Jornalista

O Petro de Luanda defronta hoje, às 18h, a Casa Pessoal do Porto do Lobito, no Pavilhão Arena do Kilamba, na primeira das três partidas da meia-final da 46.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket, época 2023/2024.

24/04/2024  Última atualização 14H50
Primeira de três partidas dos play- off é disputada, hoje, no Pavilhão Arena do Kilamba © Fotografia por: DR

O desafio entre os petrolíferos e lobitangas tem nuances de ajuste de contas, pois a turma de Benguela colocou de sentido à do Eixo Viário, na meia-final da Taça de Angola, ao vencer, 77-74, no segundo encontro.

Para além de capitalizar as atenções dos amantes da modalidade, é aguardada com expectativas, porque os campeões nacionais jogam em casa e tudo pretendem fazer para derrotar os oponentes da cidade ferro portuária.

Sérgio Valdeolmillos, técnico de nacionalidade espanhola, ao serviço do Petro de Luanda, destaca o respeito que nutre pelo adversário, mas defende ser obrigação vencer a partida.

"É nossa obrigação colocar o Petro de Luanda na final do Campeonato Nacional. Temos consciência de que não será um jogo fácil, porque o adversário tem qualidade e já provou isso. Vamos ser fortes no ataque e na defesa. Temos argumentos suficientes e devemos usá-los para não sermos surpreendidos em casa”, garantiu.

A derrota diante do Interclube, na final da Taça de Angola, afastou os adeptos tricolores. Para inverter o quadro, Carlos Morais, capitão dos petrolíferos, disse, em conferência de imprensa no Arena do Kilamba, quer o Petro quer a Casa do Pessoal do Porto do Lobito partilham o mesmo objectivo.

"Os nossos adeptos fiquem descansados. Hoje, será diferente. A derrota com o Interclube faz parte do passado. Nós não estivemos bem e muita coisa não funcionou, mas hoje a história será outra. Respeitamos o adversário, mas só nos interessa a vitória”.

A equipa do Lobito escalou, ontem, Luanda no máximo da sua força, com o objectivo de contrariar o favoritismo dos campeões nacionais, de acordo com o técnico Amílcar Benedito.

"Estamos prontos para defrontar o Petro de Luanda. Não será uma tarefa fácil, mas queremos deixar o nosso perfume na quadra. Estamos felizes, pois melhoramos a classificação passada. Embora estejamos entre as quatro melhores  equipas do país, queremos chegar o mais longe possível e isso passa por vencer o primeiro e o segundo jogos”.

Clinicamente, as duas equipas respiram saúde, facto que deixa os treinadores felizes. Caso queira sair vitorioso do encontro, o Petro de Luanda tem de aplicar-se a fundo. Gerson Gonçalves "Lukeny”, Carlos Morais, Jone Pedro, Childe Dundão, Glofate Buiamba e Edmir Lucas, só para citar estes, têm de suar as estopinhas para levar de vencida a equipa do Lobito.

 

José Neto vai ao Arena

A partida de mais logo,  entre o Petro de Luanda e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito,  conta  com um "convidado” especial. José Neto, ex-treinador, vai assistir à primeira partida da meia-final, no Pavilhão Arena do Kilamba.

O técnico de nacionalidade brasileira aguarda pela rescisão do contrato com a direcção do clube do Eixo Viário liderada por Tomás Faria. Em declarações ao Jornal de Angola, José Neto, disse que as conversações com o elenco de Faria decorrem a bom ritmo.

"Já faltou mais. Conversamos e penso que nos próximos dias a situação estará resolvida e vou regressar ao meu país, a fim de dar continuidade aos meus projectos”.

 Neto afirmou que os seus agentes receberam várias propostas, mas está impedido de aceitar, por causa da rescisão do contrato com o Petro de Luanda.

O técnico brasileiro chegou à equipa petrolífera em 2020. José Neto conquistou três campeonatos nacionais, duas Taças de Angola e quatro Supertaças. Em três ocasiões, foi eleito o melhor treinador do ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto