Economia

Plataforma agrícola dinamiza cooperativas

Ana Paulo

Jornalista

As cooperativas do país poderão ver as suas culturas mais valorizadas com a entrada em funcionamento de uma plataforma de produção, lançada hoje, em Luanda, pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), no âmbito do aceleramento da diversificação da economia.

08/02/2021  Última atualização 18H16
Administradora do Inapem, Joffrana Xavier, no lançamento © Fotografia por: Edições Novembro
A plataforma denominada PROMOVE, está focada na modernização, capacitação, formalização e desenvolvimento das cooperativas de todo o país.
A iniciativa, a ser operacionalizada pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas ( INAPEM), visa capacitar as cooperativas nacionais, os seus dirigentes e trabalhadores, em matérias de gestão financeira, operacional, comercial, de recursos humanos e de aspectos legais.

A administradora do Inapem, Joffrana  Xavier, disse que a ferramenta permitirá aumentar a produção das cooperativas a vender melhor os produtos, trazendo mais rendimento para todos os membros.
"Pretende-se facilitar o acesso das cooperativas às linhas de financiamento aprovadas pelo Governo, a fim de se promover o crescimento, reforçar os estatutos e as regras formais de funcionamento junto dos parceiros comerciais, para se gerar novas oportunidades de negócio, e estarem informados sobre feiras e eventos”, esclareceu.

A responsável explicou que a plataforma se destina principalmente às cooperativas, aos formadores, prestadores de serviços e entidades parceiras, e que a plataforma prevê capacitar, numa primeira fase, 166 cooperativas, das 18 províncias do país, em uma estimativa de 100 horas de formação.
"Além da potenciação, a plataforma informática do instituto prevê igualmente a criação de um Plano Directório das cooperativas de Angola registadas online, com mais de 500 cooperativas registadas online e a capacitação de 166 organizações do género”, disse.

Segundo a administradora, estas serão munidas com ferramentas e metodologias de Introdução à Contabilidade, Gestão de Pessoal, Gestão Operacional, Marketing e Comunicação e Direito para as Cooperativas, contemplando mais de 300 jovens oriundos do Inapem, Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA),(Instituto  de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (IPA), Fundo de Apoio do Desenvolvimento Agrícola (FADA) e Instituto Médio Agrário (IMA), para apoiar as cooperativas no processo de modernização.

Para a concretização destas pretensões, o Inapem dispõe de representações nas 18 províncias do território nacional, bem como parceiros institucionais com quem pretende trabalhar para atingir as metas do PROMOVE.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia