Economia

Plataforma da Caála vai facilitar exportação de abacate no Huambo

A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) assinou, em Luanda, um Acordo de Intenções com parceiros estratégicos nacionais e internacionais, visando a dinamização das exportações de abacate, a partir da Plataforma Logística da Caála, na província do Huambo.

17/09/2024  Última atualização 06H25

Segundo a ARCCLA, a assinatura do instrumento de cooperação, realizado na semana passada, representa um marco importante no desenvolvimento da logística rural, que terá na Plataforma Logística um centro de armazenamento de frio para exportação de abacate produzido por pequenos e médios produtores, na região do Planalto Central. Dados do Ministério da Agricultura e Florestas indicam que a província do Huambo é a maior produtora de abacate de Angola, cuja produção em 2023 rondou cerca de 48 624 toneladas.

O acordo assinado com a Associação Agro-pecuária de Angola (AAPA), Westfalia e Flying Swans prevê a partilha de informação, assistência técnica e financiamento aos produtores nacionais para desenvolver e acelerar a indústria de exportação de abacate, e visa garantir que sejam conseguidas as certificações fitossanitárias e outras impostas por governos ou por clientes, de modo que o abacate produzido em Angola vá ao encontro dos padrões internacionalmente reconhecidos.

 

Desenvolvimento

O PCA da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira, realçou que a Plataforma Logística da Caála é uma infra-estrutura prioritária para a economia nacional.

"O início das obras de infra-estruturação básica da referida Plataforma este mês confirmam o compromisso do Governo para o seu desenvolvimento, no curto prazo”, apontou.

O presidente da AAPA, Wanderley Ribeiro, reiterou o apoio da associação em contribuir para o crescimento de mais produtores de abacate para juntos fazerem acontecer este projecto. O mercado mundial de abacate tem estado a crescer com uma taxa  de 9,4 por cento ao ano, cifrando-se em cerca de 22,69 mil milhões de dólares, em 2024, e devendo atingir 35,55 mil milhões até 2029. Por ser um produto altamente nutritivo e que oferece vários benefícios para a saúde, o abacate é hoje um dos produtos de maior consumo mundial, impulsionando assim a sua procura internacional.

Localizada no Corredor do Lobito, a Plataforma Logística da Caála faz parte da estratégia do Executivo de promover a dinamização de uma Rede Nacional de Plataformas Logísticas estrategicamente localizadas, para apoiar o desenvolvimento do sector produtivo e contribuir para a diversificação económica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia