Sociedade

Polícia recupera animais furtados

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Duzentas e 12 cabeças de gado bovino, furtadas nos municípios do Curoca, Cuvelai, Ombadja, Cahama, Namacunde e Cuanhama, no Cunene, no período de 25 de Junho a 5 de Julho deste ano, foram recuperadas pela Polícia Nacional e entregues aos seus donos.

12/07/2024  Última atualização 10H50
Acção é o resultado das micro-operações realizadas pelo SIC © Fotografia por: antónio soares | edições novembro | cabinda

O comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene disse que a acção é resultante da operação "Okwamena Eliko”, que visou desencorajar o roubo e furto de gado na província.

Alberto Paulo informou que a operação resultou na detenção de 53 indivíduos, supostamente implicados no roubo e furto do gado.

Dos animais recuperados, disse, 31 foram furtados na República da Namíbia. O município do Cuanhama, referiu, foi o que mais animais recuperou, num total de 79.

A operação, avançou, permitiu, ainda, recuperar 50 cabeças de gado de criadores de Namacunde, 37 de Ombadja, 24 da Cahama, 19 do Cuvelai e 3 do Curoca.

Entre as 212 cabeças de gado bovino roubadas, 119 foram reclamadas. As restantes , frisou, foram entregues às administrações comunais como fiéis depositários.

Além do gado bovino, a Polícia recuperou, também, como matéria do crime, 300 mil kwanzas e mais dois mil dólares namibianos, assim como três motorizadas e um par de uniforme das Forças Armadas Angolanas.

O roubo e furto de gado bovino na província do Cunene, referiu, continua a ser uma das grandes preocupações das autoridades locais, bem como o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.

Satisfação

Alguns proprietários dos animais recuperados pela Polícia Nacional mostraram-se satisfeitos com o trabalho realizado e encorajaram a corporação a continuar a devolver em segurança os rebanhos.

Teresa Shihovanu, proprietária de 28 cabeças de gado bovino furtadas, disse que é preciso reforçar o combate a tais práticas.

Arnaldo Haidengue, outro cidadão que teve o gado recuperado, lamentou o facto de os roubos estarem a aumentar na localidade onde reside.

Para Arnaldo Haidengue, operações semelhantes devem ser constantes, de forma a que os malfeitores se sintam desencorajados.

Pelas constantes queixas dos criadores de animais, a Polícia Nacional no Cunene tem intensificado as acções de combate aos crimes do género em todas as localidades da região, com destaque para as zonas de transumância.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade