Mundo

Presidente egípcio discute trégua com chefe da CIA

O Chefe de Estado do Egipto, Abdelfatah al Sisi, e o director da CIA, William Burns, concordaram, ontem, em manter uma "coordenação intensiva" para alcançar uma trégua na Faixa de Gaza, informou em comunicado a Presidência egípcia.

15/02/2024  Última atualização 12H50
© Fotografia por: DR

Segundo a nota de imprensa, Al Sisi e Burns reuniram-se no Cairo com o chefe dos serviços secretos egípcios, Abbas Kamel, para "analisarem a evolução da situação actual" relativamente às negociações para uma possível trégua e troca de reféns por prisioneiros entre Israel e o grupo islamita Hamas.

Foi também "confirmado que as consultas e a coordenação intensiva continuariam a fim de alcançar os objectivos do cessar-fogo, proteger os civis e activar a solução dos dois Estados", que prevê a criação de um Estado palestiniano independente.

A implementação de todos estes pontos, prossegue o comunicado, serviria para "estabelecer a segurança e a estabilidade na região" do Médio Oriente, que se tornou cada vez mais tensa devido à guerra na Faixa de Gaza.

Teve lugar no mesmo dia em que representantes da CIA, da Mossad e da segurança interna israelita Shin Bet reuniram no Cairo com responsáveis egípcios e do Qatar, bem como com delegações do Hamas e da Jihad Islâmica Palestiniana (PIJ), para discutirem medidas com vista a uma possível trégua.

 Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hosein Amir Abdolahian, reuniu-se ontem no Qatar com o chefe do gabinete político do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniya, para discutirem os últimos acontecimentos na Faixa de Gaza e na região.

"Os aspetos operacionais e políticos da última situação na guerra de Gaza, a necessidade de parar a agressão contra o povo de Gaza e da Cisjordânia, e a necessidade de enviar imediatamente ajuda humanitária, foram alguns dos assuntos discutidos pelas duas partes", avançou a agência noticiosa estatal IRNA.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo