Mundo

Presidente felicita Polícia pela actuação nas ruas

Chefe de Estado ugandês felicitou, sexta-feira, as forças de segurança pelas dezenas de detenções durante as manifestações anticorrupção de terça-feira, em Kampala, e afirmou que os manifestantes estavam a "planear coisas muito más".

27/07/2024  Última atualização 09H00
Yoweri Kaguta Museveni é o actual Presidente do Uganda © Fotografia por: DR
Numa declaração publicada na sua conta nas redes sociais, Yoweri Museveni afirmou que os protestos "foram financiados por fontes estrangeiras que sempre interferiram nos assuntos internos de África durante 600 anos, através do comércio de escravos, do colonialismo, do neocolonialismo, do genocídio e da exploração económica".

"Alguns dos organizadores e participantes nos protestos estavam a planear coisas muito más", sublinhou, acrescentando que "isso será revelado em tribunal quando os detidos forem julgados. É possível que alguns deles não soubessem do financiamento estrangeiro e das coisas más planeadas", afirmou.

Por isso, acrescentou Musevini, os manifestantes deviam ter respeitado os conselhos da Polícia e não participarem na manifestação. "Se tivesse sido um protesto patriótico contra a corrupção, pacífico e coordenado com a Polícia, eu próprio teria sido o primeiro a ir", argumentou. Museveni defendeu ainda que os que recebem financiamento estrangeiro devem parar as suas actividades e denunciar ao secretário de Estado da Ética quem lhes está a dar dinheiro".

Entretanto, pelo menos 42 manifestantes foram presentes quinta-feira à tarde a tribunal no Uganda por crimes alegadamente cometidos durante uma manifestação proibida liderada por jovens na capital, Kampala. Os jovens manifestantes marcharam nas ruas da cidade para denunciar o que consideram ser corrupção e violações dos direitos humanos por parte dos legisladores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo