Economia

Primeiro carregamento de cobre partiu do Porto do Lobito para os EUA

A joint-venture do consórcio LAR - Lobito Atlantic Railway anunciou, sexta-feira, o primeiro carregamento de cobre, que partiu esta semana do Porto do Lobito com destino aos Estados Unidos, no navio porta-contentores MSC SAMU, depois de já terem sido feitos outros envios de cobre para portos na Europa e no Extremo Oriente desde que a empresa assumiu a concessão do Corredor do Lobito, em Janeiro deste ano.

24/08/2024  Última atualização 08H10
© Fotografia por: DR
Em comunicado, a LAR explica que a carga de cátodos de cobre com destino a Baltimore chegou ao Lobito no dia 19 de Agosto num comboio operado pela mesma empresa, a partir de Kolwezi, seis dias depois de ter sido despachada.

O feito, considera a empresa, representa "uma clara demonstração do quão eficiente é o transporte de minerais para o mercado internacional através do Corredor do Lobito”.

Citado no documento, o presidente do Conselho de Administração da LAR, Francisco Franca, destacou que” o embarque evidencia a crescente oferta de serviços por parte das companhias marítimas internacionais ao Porto do Lobito, facto que vai alavancar o desenvolvimento crescente das nossas operações e dos envios regulares de matérias-primas para a Europa e América”.

Lobito Atlantic Railway

A LAR, que ganhou em concurso a concessão de 30 anos, é composta pela Trafigura, líder de mercado na indústria global de commodities, Mota-Engil, uma empresa internacional de construção e gestão de infra-estruturas, e Vecturis SA, um operador ferroviário independente.

Desde Janeiro de 2024 que a LAR opera, gere e mantém a linha ferroviária que se estende por 1.300 quilómetros em Angola, entre o Porto do Lobito e o Luau, no Leste, e que faz a ligação com a rede ferroviária gerida pela Sociedade Ferroviária Nacional do Congo (SNCC), na República Democrática do Congo, até Kolwezi, o coração do Cinturão do Cobre.

Actualmente com mais de 650 colaboradores, a LAR explora também o Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito, que faz a ligação à linha férrea, o que proporciona um serviço mais rápido e eficiente num dos portos mais descongestionados da costa atlântica.

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