Política

Príncipe Harry enaltece empenho de João Lourenço na desminagem

César Esteves | Nova Iorque

Jornalista

A Halo Trust, organização sem fins lucrativos, especializada na limpeza de escombros de guerras, tais como minas terrestres e armamentos não detonados em zonas de guerra pós-conflito, enalteceu o empenho do Presidente João Lourenço no processo de desminagem em Angola.

28/09/2024  Última atualização 07H25
© Fotografia por: DR
O reconhecimento foi feito pelo Príncipe Harry, embaixador desta organização, durante um evento realizado em Nova Iorque, à margem da 79ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que homenageou a dedicação de Angola na remoção de minas no país.

Príncipe Harry, que já esteve em Angola em missão da Halo Trust, sublinhou que o envolvimento nesta missão significava muito para a sua mãe, Princesa Diana, que também se dedicou à mesma causa.

Ao pronunciar-se, quinta-feira, sobre este assunto, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, fez saber que Angola é dos poucos países no mundo que paga a sua própria desminagem, gastando cerca de 60 milhões de dólares.

"Essa é uma experiência que tem estado a despertar a atenção de muitos países afectados por conflitos”, salientou o chefe da diplomacia angolana, que participou no evento em representação do Presidente da República, João Lourenço.

O evento decorreu sob o lema "Celebrando o sucesso de Angola na promoção de oportunidades económicas, conversação e multilaterais para um futuro melhor”.

O evento visou mobilizar a atenção da imprensa global, de modo a inspirar outros países afectados pelas minas terrestres e motivar, deste modo, nações doadoras e o sector privado a investir no futuro do país.

Angola alcançou, nos últimos anos, milhares de hectares desminados, o que está a permitir o regresso à agricultura e ao turismo em áreas antes inacessíveis, devido à presença de minas terrestres.

A Halo Trust actua em países como Angola, Afeganistão (onde concentra a maior operação), Camboja, Moçambique, Somália, Kosovo, Chechénia, Nagorno Karabach e Abecásia.

Desde 1995, a Halo Trust vem desenvolvendo a sua capacidade de limpeza de minas mecânicas para mais de 120 unidades, que operam em todo o mundo.

Presidente da República regressou ontem ao país

O Chefe de Estado, João Lourenço, regressou, ontem, ao país, depois de ter participado na 79.ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. "No edifício sede da ONU, o Chefe de Estado proferiu dois discursos, um na Cimeira do Futuro e o outro no debate geral em plenária.

 À margem da reunião de líderes mundiais por ocasião da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Presidente João Lourenço cumpriu uma vasta e intensa agenda diplomática, que incluiu audiências e encontros com distintas personalidades, destaque para vários Chefes de Estado - e um meeting sobre possibilidades de negócios em Angola, reservado à nata da alta finança e empresariado dos Estados Unidos.

  A missão do Presidente da República ficou também marcada por um encontro de cortesia com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, que na primeira quinzena de Outubro (dias 13,14 e 15) efectuou uma visita oficial a Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política