Sociedade

Processos administrativos do Governo são digitalizados

António Cristóvão

Jornalista

Um projecto de digitalização de processos administrativos do Governo Provincial de Luanda (GPL), nas administrações municipais e distritos urbanos arranca, faseadamente, no próximo ano, anunciou, ontem, no bairro Benfica, na capital do país, o vice-governador para o Sector Económico.

01/05/2024  Última atualização 09H55
Vice-governador de Luanda para o Sector Económico fez a abertura de uma exposição na Academia do Empreendedor © Fotografia por: Edições Novembro

Jorge Miguêns falava durante a abertura do encontro provincial de jovens empreendedores da capital do país, num evento marcado com a presença de perto de 250 participantes, por uma mesa redonda e seminários, no âmbito dos festejos do terceiro aniversário da Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), assinalado segunda-feira.

"É um projecto interno que vai ajudar na gestão dos processos”, disse, acrescentando que os membros do GPL estão a examinar como vai ser implementado, depois de ser discutido, orçamentado e aprovado numa reunião colegial do Governo Provincial de Luanda.

Segundo o vice-governador para o Sector Económico, será identificado um município piloto para o ensaio do projecto de digitalização de processos administrativos, com o intuito de se expandir para outras localidades da província dependentemente do êxito inicial. 

"É uma das prioridades que temos, estando ultrapassadas as questões de orçamento e aprovação, passaremos para a fase de implementação. Vamos fazer de forma faseada, sendo a primeira fase num município piloto”, sublinhou.  

Jorge Miguêns, que prestigiou o encontro provincial de jovens empreendedores de Luanda, em representação do governador Manuel Homem, fez a abertura de uma exposição na AEL, onde estão expostos produtos alimentares, de saúde, vestuário, detergentes e de construção civil, tendo antes participado num debate com Danilo Castro, engenheiro de informática, sobre governação.

A mesa redonda arrancou com o debate sobre "a importância da formação para o início de uma jornada empreendedora", tendo com prelectores Nuno Baio, Armando Gomes, Henriques Ngolome e representantes do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

O segundo tema, sobre as "Tendências actuais no empreendedorismo jovem no mercado digital", foi apresentado pelo representante do Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e Haimee Cogle - Founder Institute, Jordão Neto, da J'Kila, Cândido Bastos Katumbela e Djamila Cerqueira.

Os prelectores Nuno Baio, Armando Gomes, Henriques Ngolome e um representante do INEFOP apresentaram o tema a "Importância da formação para o início de uma jornada empreendedora”, tendo jovens e alunos da AEL feito várias perguntas, que foram prontamente respondidas.

 
Protocolo

A empresa Huawei vai equipar e modernizar a área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) da Academia do Empreendedor de Luanda, com um laboratório, revelou, ontem, à imprensa, no bairro Benfica, a directora da instituição, Sandra Batalha, após a assinatura de um protocolo de cooperação com a empresa multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações.

"A inclusão digital é um caminho e precisamos investir nos jovens”, justificou o motivo da assinatura do protocolo, cujo prazo de validade não foi revelado.

O primeiro ciclo de formação em TIC’s, explicou a responsável da AEL, vai arrancar com 350 jovens, na segunda semana deste mês.

Sandra Batalha deu a conhecer que desde a fundação da Academia do Empreendedor de Luanda, no dia 29 de Abril de 2021, a instituição já formou mais de 700 jovens, maioritariamente senhoras.

Os cursos mais concorridos são os de Culinária, Pastelaria, Cabeleireira, Beleza e Estética, TIC’s e corte e costura.       

O gestor de contas da Huawei, Miguel Feng, por seu lado, disse, que o protocolo visa a formação de formadores, a construção de um laboratório na AEL e a criação de aulas online.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade