Sociedade

Produção de energia vai duplicar em Abril

André Sibi

Jornalista

A capacidade de produção de energia eléctrica na província de Luanda vai duplicar a partir do mês de Abril, quando estiverem concluídas as obras da subestação de Viana, garantiu, ontem, o ministro de Energia e Águas.

24/02/2021  Última atualização 15H35
Ministro da Energia e Águas avaliou obras de uma subestação © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
João Baptista Borges, que constatou ontem o nível de execução das obras da subestação de Viana, assegurou que a capacidade de produção energética vai aumentar para 1.410 MW, contra os actuais 720.
De acordo com o governante, a rede vai registar um incremento de 690 MW de energia eléctrica, o que vai permitir atender aproximadamente 150 mil famílias da capital.

"Actualmente, a rede atende mais de 80 mil famílias e vai abranger mais 70 mil, para totalizar 150 mil famílias”, explicou o ministro, acrescentando que a requalificação da subestação de Viana deve-se ao facto de ser a principal zona de confluência de energia que provém de Capanda, Cambambe e Laúca.
Segundo o ministro, o objectivo é aumentar a taxa de cobertura energética em Viana, Zango, Cazenga e Kilamba Kiaxi, bem como evitar os cortes de energia eléctrica aos finais de semana, que Luanda tem vindo a registar nos últimos tempos.

João Baptista Borges alertou que, para a conclusão dos trabalhos, Luanda vai registar mais três cortes de energia, nos dias 14 e 28 de Março, bem como no dia 18 de Abril do corrente ano. Lembrou que, enquanto as obras decorrem, os munícipes de Viana e Zango vão continuar a registar cortes de energia eléctrica, do princípio da noite até às 22 horas.
Explicou que o Ministério de Energia e Águas está a encontrar dificuldades para implantar as torres de transporte de energia eléctrica, porque os terrenos estão a ser reclamados por supostos proprietários. Quanto aos Postos de Transformação de energia eléctrica privados, o ministro explicou que devem ser transferidos para a ENDE.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade