Sociedade

Profissionais de comunicação destacam cuidados com a voz

Jurelma de Castro

Jornalista

Mesmo que as pessoas nas suas rotinas dificilmente se lembrem, todos precisam velar pelas boas condições da voz. Para quem a utiliza profissionalmente, é necessário redobrar a atenção. É o caso da apresentadora de televisão Iracelma Jimbo, formada em Jornalismo pela Universidade Independente de Angola(UNIA).

16/04/2024  Última atualização 10H58
Apresentadora de TV Iracelma Jimbo, Jornalista da Rádio Nacional Paulo Matias, e Cantora Claudeth Tchizungo © Fotografia por: DR
Em entrevista ao Jornal de Angola, por ocasião do Dia Mundial da Voz, que se assinala hoje, a profissional conta que quando não trabalhava em televisão, não se importava com os cuidados com a voz.  Mas, com o passar dos anos, teve a necessidade de se informar sobre o assunto, apesar de não ter contactado um especialista.

"Fui à Internet fazer algumas pesquisas, onde percebi que até o consumo de chocolate e gasosas, faz mal à voz. Mas já tinha conhecimento de alguns derivados do leite, cigarros e bebidas alcoólicas, que também fazem mal à voz", salientou.

A apresentadora observou que, actualmente, tem sido  mais rigorosa quanto aos cuidados com a voz  e toma bastante chá  e sumos de limão, que ajudam a manter em forma as cordas vocais.

"Tenho feito alguns exercícios com regularidade, antes de entrar para o programa ou para uma entrevista,  que acabam sendo benéficos para a saúde vocal. Mas penso aprimorar em breve, procurando um especialista",  avançou.

Apesar disso, disse que já consegue notar quando a sua voz dá um "estalo", tendo o cuidado de evitar gritar ou falar um bocadinho mais alto.

"Antes da pesquisa na Internet, não tinha sequer noção de tantas coisas que fazem mal à saúde vocal. Hoje sei qual é o nível ideal para falar", disse, acrescentado que tem as cordas vocais sensíveis.

Cuidados rígidos

Outro profissional da comunicação social, que também despertou  para os cuidados da voz, é  Paulo Matias, jornalista da Rádio Nacional de Angola(RNA).

O jornalista considerou ser necessário mais cuidado com a saúde vocal, pelo facto de a voz ser um instrumento de trabalho para qualquer profissional de rádio, cantor, professor, pastor ou padre.

O radialista disse que faz um bom uso da voz e pauta por cuidados rígidos, por entender que a voz é uma ferramenta indispensável no exercício da sua actividade profissional.

 Para tal, continuou, evita tudo que possa prejudicar a voz, optando por uma maior preparação vocal, como a  prática de exercícios recomendados pelo médico, como aquecimento e desaquecimento da voz.

"Os profissionais precisam conhecer a sua voz e os seus limites para poder usar melhor o seu instrumento”, disse, recomendando a  quem trabalha com a voz a conhecer as suas cordas vocais e não procurar o  especialista apenas quando tiver problemas.

Segundo o entrevistado, o médico, a partir de uma filmagem das cordas vocais, pode fazer uma primeira avaliação do diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral.

Hidratar a voz

Em função do acompanhamento que tem com o especialista, Paulo Matias sabe que a água, os sumos naturais e a água de coco são o que de melhor há para hidratar a voz.

Não falar demasiado, nem muito alto, dormir bem e evitar alimentos muito gordurosos e condimentados, são os cuidados que Paulo Matias elenca para a manutenção de uma voz saudável.

"A voz encanta, quer seja através do canto ou contar uma história. A criança, por exemplo, fica presa a uma história porque a voz encanta e leva-a a imaginar. Voz é emoção, voz é arte, tem tudo a ver”, concluiu o locutor .

Evitar o consumo de bebidas frescas

Vencedora da primeira edição do Chuvas de Estrelas (actualmente Estrelas ao Palco), Claudeth Tchizungo canta há 24 anos. A cantora disse que tem tido cuidado com o consumo de bebidas muito frescas e procura não gritar muito.

"Às vezes tenho feito o gargarejo com água morna  e, pelas manhãs, faço exercícios  para ver se solto as cordas vocais", contou.

Em relação aos tipos de alimentos, disse que come de tudo um pouco e não tem muitas restrições quanto à alimentação.

"Graças a Deus, tenho tido esses cuidados básicos e não procuro especialistas. Acredito que isso também depende da sorte, porque às vezes nem todos têm uma voz autorizada a cantar", considerou.

 Como surge a voz?

O que nos permite esta capacidade de vocalização é um complexo  aparelho vocal constituído por vários órgãos em que, tal como numa orquestra, cada um desempenha uma função, mas que em uníssono, produzem um som e conferem um timbre.

As cordas vocais, duas pregas localizadas na laringe, vibram sempre que o ar enviado pelos pulmões, passa por elas. Depois, a faringe, a língua, os dentes, os lábios e as fossas nasais, em conjunto, contribuem para articular e modelar o som e conferir assim a cada pessoa uma voz única.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade