Mundo

Projecções dão vitória ao Partido Socialista Catalão

As projecções iniciais à boca das urnas citadas pela comunicação social espanhola dão uma vitória ao Partido Socialista Catalão (PSC), de Salvador Illa, que deverá conquistar entre 37 e 40 lugares no Parlamento catalão, segundo as sondagens divulgadas, ontem, pelas televisões públicas TVE e TV3 e pelo jornal El Periodico de Catalunya.

13/05/2024  Última atualização 10H01
Espanhóis celebram a unidade do Reino da Espanha © Fotografia por: DR

Já os três partidos independentistas que desde há 14 anos, têm maioria no parlamento e se aliam para viabilizar sempre os Governos independentistas, mesmo quando nenhum deles é o mais votado, conseguirão entre 58 e 74 deputados.

Trata-se da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, esquerda, actualmente à frente do Governo Regional), do Juntos pela Catalunha (JxCat, de direita) e da Candidatura de Unidade Popular (CUP, de esquerda). Segundo as sondagens, o JxCat, do ex-Presidente do Governo Regional Carles Puigdemont, elegerá entre 30 e 36 deputados; a ERC, de Pere Agaronès, conseguirá entre 21 e 27, e a CUP, de Laia Estrada, ficará com seis a nove. Se os três partidos elegerem o máximo de deputados que lhes atribuem as sondagens conseguirão a maioria absoluta que poderia levar Puigdemont de novo ao poder, após mais de seis anos fora de Espanha, para escapar à Justiça na sequência da declaração unilateral de Independência de 2017.

Puigdemont apelou à unidade independentista durante a campanha, mas a ERC não se comprometeu com uma nova coligação, depois de desentendimentos no último ano e meio com o JxCat.

A ERC também não excluiu, nem se comprometeu com uma aliança com os socialistas, que Salvador Illa admitiu durante a campanha. As sondagens divulgadas ontem às 20:00 (19:00 em Luanda) também confirmam todas a entrada no Parlamento catalão de um novo partido independentista, o Aliança Catalã, uma formação de extrema-direita que poderá eleger entre um e sete deputados, com os quais haveria mais certeza de uma "frente independentista" com maioria absoluta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo