Sociedade

Projecto promove a reciclagem de resíduos sólidos no Lubango

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O projecto “Desperdício Zero no Lubango” (DEZEL), a cargo da Organização Não Governamental (ONG) Epongoloko PADC, está a incentivar catadores a comercializarem o lixo às empresas de reciclagem de resíduos sólidos na Huíla. A informação foi avançada, ontem, pelo coordenador da iniciativa, financiada pela União Europeia (UE).

11/05/2024  Última atualização 11H40

Feliciano Dionísio explicou que o projecto está orçado em 500 mil euros e dez por cento do valor é comparticipado pelo DEZEL, que, igualmente, trabalha na capacitação de 150 catadores de lixo de diferentes bairros periféricos do Lubango, incluindo os das comunas do Hoque e da Quilemba.

Entre os objectivos do projecto, o coordenador explicou que o DEZEL visa promover a educação ambiental nas comunidades e formas de reaproveitamento de resíduos, através de empresas de reciclagem existentes no Lubango. Neste âmbito, referiu, a iniciativa estende-se às escolas, onde as crianças têm a possibilidade de aprender, desde cedo, a importância da preservação do ecossistema.

Até ao momento, acrescentou, foram cadastrados e formados cerca de 110 catadores de lixo, dos 150 previstos, e um número considerável de funcionários de operadoras do município do Lubango sobre "gestão, educação ambiental e formas próprias de seleccionar o lixo”.

O projecto, sublinhou, contempla a entrega de meios e equipamentos para evitar a exposição de lixo nas ruas e em residências, como luvas, máscaras, sacos plásticos para armazenamento e capacetes.

A formalização, nos próximos dias, de duas cooperativas de catadores informais de lixo vai, segundo Feliciano Dionísio, permitir que acedam a um microcrédito, no sentido de alavancar a sua actividade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade