Economia

Promoção do turismo interno pode atrair vários investidores

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Mais de 120 turistas nacionais e estrangeiros que participam da primeira edição do “Raid Okavango” estiveram na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, provenientes da nascente do rio Cubango, no município de Chicala Choloanga, na província do Huambo, com destino ao Bico de Angola, no município do Rivungo, local considerado um santuário da vida selvagem do país.

22/09/2024  Última atualização 10H10
Governador da Província do Cuando Cubango, José Martins, recebeu, em Menongue, os integrantes do projecto turistico © Fotografia por: Lourenço Bule Edições Novembro
Na presença dos ilustres visitantes, o governador da província, José Martins, não escondeu a sua satisfação. "Estamos felizes em receber este grande grupo de turistas nacionais e estrangeiros, entusiasmados em conhecer a realidade da nossa província, as suas potencialidades turísticas, cultura e encantos que esta terra oferece”, disse.

Na ocasião, o governador enfatizou a importância da promoção do turismo interno, considerando a iniciativa do "Raid Okavango” como uma oportunidade que permitirá tanto a cidadãos nacionais quanto estrangeiros conhecerem as belezas naturais da região, especialmente as do Projecto Transfronteiriço Okavango-Zambeze (KAZA). Também destacou que a iniciativa é uma porta aberta para atrair mais turistas e, quiçá, investidores.

A esperança de José Martins é que muitos cidadãos que realizam esta visita como turistas possam, num futuro breve, regressar à região na condição de investidores do sector doTurismo, uma vez que o Governo da província está empenhado em garantir as condições essenciais.

"Isto é o que nós auguramos para dinamizar a economia da província do Cuando Cubango, colocando-a na posição de um dos maiores contribuintes do Orçamento Geral do Estado (OGE), através da promoção do turismo interno”, afirmou o governante.

José Martins assegurou que o Cuando Cubango oferece grandes oportunidades de investimento no sector do Turismo e serviços conexos, visando tirar proveito das potencialidades naturais da província. A região angolana do Projecto Okavango-Zambeze (KAZA) é rica em biodiversidade e pontos turísticos naturais, mas ainda carece de facilidades de acesso para atrair turistas de várias partes do país e do mundo, além de investidores do sector de Turismo, para permitir seu desenvolvimento.

O Governo do Cuando Cubango, segundo o governador, em parceria com o Ministério do Turismo e a Agência Nacional para Gestão da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), tem feito esforços para dinamizar o sector na província, bem como atrair investimentos na região do Projecto Transfronteiriço Okavango-Zambeze.

Primeiro dia de Raid

No primeiro dia de aventura da excursão turística sobre rodas "Raid Okavango”, os mais de 120 turistas nacionais e estrangeiros, a bordo de 42 viaturas 4x4, percorreram mais de 700 quilómetros de estrada, dos cerca de dois mil previstos, da nascente do rio Cubango (Huambo) até o Bico de Angola (Cuando Cubango).

Os excursionistas ficaram encantados com as maravilhas das pedras de Ndala Kandumbo e da nascente do rio Cubango, localizada na localidade de Chicala Choloanga, província do Huambo. Durante a visita, foram recebidos pelo soberano Mariano Sampaio "Kakussi”, 24º rei da localidade do Wassamo, que partilhou informações sobre a bela paisagem natural que nasce na referida região e deságua no Delta do Okavango, no Botswana, passando pelas províncias angolanas do Huambo, Bié e Cuando Cubango.

O soberano Mariano Sampaio "Kakussi” mostrou-se regozijado com a presença dos excursionistas, que demonstraram interesse em conhecer a nascente do Cubango, potencialmente rica em biodiversidade, muitas vezes ainda inexplorada, e que tem atraído vários cientistas, com destaque para os da National Geographic.

Segundo o soberano, para a preservação da nascente do rio Cubango, são realizados, anualmente, vários rituais para salvaguardar a fonte, que recebe a visita de muitos cidadãos provenientes de diversos pontos do país e do mundo. Além das Festas Tradicionais, os visitantes são incentivados a manter o local limpo, evitando a poluição da nascente do rio, considerado um dos maiores santuários da biodiversidade do país e, quiçá, do mundo, com a sua nascente localizada na localidade de Chicala Choloanga, no Huambo.

Na província do Bié, os turistas visitaram a Paróquia da Nossa Senhora de Fátima, localizada no município do Chinguar, e a nascente do rio Kwanza, situada na comuna do Mumbué, município do Chitembo, onde também registaram as potencialidades desta fonte do rio que dá nome à moeda nacional.

Rio Kwanza

Segundo a administradora da comuna do Mumbué, município do Chitembo, Angelina Japão, a nascente do rio Kwanza foi descoberta no século XVII por um grupo de caçadores e apicultores provenientes do Leste do país, que buscavam melhores condições de vida através da pesquisa de florestas que favorecessem a caça e a apicultura.

Angelina Japão explicou que no local havia uma árvore medicinal, denominada em língua tradicional Tchokwe como "Mussala”, ao redor da qual existia uma fonte de água em forma de lagoa, com profundidade de aproximadamente 48 metros, que deu origem ao leito do rio.

No Cuando Cubango, o roteiro está programado para que os turistas alcancem, por via terrestre, a região do Bico de Angola (Rivungo), passando pelas regiões do Caiundo (Menongue), Cuangar, Calai e Dirico, com o intuito de apreciarem as potencialidades que o rio Cubango oferece para a promoção do turismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia