Sociedade

Protecção Civil e Bombeiros com mais oficiais de Comando

Manuela Mateus

O secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Carlos Albino, disse que o rigor no cumprimento das acções previstas nos planos de formação e preparação combativa são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento das capacidades individuais e colectivas.

11/04/2024  Última atualização 10H00
Cerimónia decorreu na Escola Nacional de Formação de Bombeiros, em Viana, Luanda © Fotografia por: Adriano Cahuli | edições novembro

Carlos Albino fez essas declarações, ontem,  no encerramento do primeiro curso de oficiais de Comando e Direcção.

Com  a duração de dez dias, o curso decorreu na Escola Nacional de Formação de Bombeiros, em Viana, Luanda, e contou com a participação de 47 efectivos, sendo 23 oficiais comissários e 24 superiores.

Durante o discurso, Carlos Albino recordou aos formandos que as exigências nas operações de prevenção, preparação e socorro, centradas na componente físico-mental, tácticas e técnica organizacional e espírito de missão, pela busca da excelência, fazem parte da bandeira para o sucesso das missões.

De acordo com o secretário de Estado,o primeiro curso de oficiais de Comando e Direcção  passa a ser um marco na expansão dos cursos técnicos ministrados naquela instituição.

O curso foi ministrado por  formadores de conhecida competência e experiência profissional em matérias distintas.

O director da Escola Nacional de Formação de Bombeiros, Marcelino Pintinho, explicou que a acção formativa foi feita por módulos, com destaque para o Papel do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros nas missões de manutenção de paz na Região Austral, no manuseamento de informação sensível e segurança interna, bem como comando e direcção e técnicas de liderança.

Abertura do Ano de Instrução Combativa

Segundo o subcomissário Marcelino Pintinho, a  cerimónia serviu, também, para a abertura do Ano de Instrução, Preparação Combativa e Patriótica.

Segundo Marcelino Pintinho, vão merecer maior destaque dois cursos de formação inicial, nomeadamente Recruta e Bombeiro Sapador, havendo uma previsão de quatro mil e trinta formandos.

De igual modo, foram programados sete cursos de formação contínua, designa- damente de Oficial de Comando e Direcção, Inteligência Emocional, Regime Especial de Segurança, Gestão de Emergência em Acidentes Químicos e o de Política Integral de Protecção Civil, que vão permitir a formação de duzentos e setenta efectivos.

Durante o presente Ano de Instrução e Preparação Combativa, estão programados, também, quatro seminários, com a participação de cento e trinta e oito formandos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade