As 132 famílias residentes no prédio da ex-FAPA, com 11 andares, localizado na Avenida da Independência, cidade do Huambo, estão a ser realojadas desde segunda-feira, para a Centralidade Fernando Faustino Muteka, no município da Caála, devido ao estado de degradação do edifício.
O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco, que orientou, segunda-feira, na cidade do Huambo, um encontro metodológico com gestores de escolas, mostrou-se preocupado com a qualidade do Ensino Primário a nível do país.
Durante o encontro, que decorreu na Escola Comandante Bula, o governante disse ser necessário que se reflicta sobre o que se deve fazer mais para que as crianças aprendam a ler, a escrever e a fazer cálculos nas classes iniciais.
Segundo Pacheco Francisco, há crianças que frequentam a quinta ou a sexta classe que não sabem ler convenientemente, questão que deve ser resolvida na primeira e segunda classe.
"Devemos conversar com os directores das escolas e despertá-los para esta grande responsabilidade, para que, nas instituições que dirigem, o processo de ensino e aprendizagem seja de qualidade”, sublinhou.
O sistema de Educação, acrescentou, precisa, anualmente, de mais professores, pois, todos os anos, várias crianças atingem a idade escolar, por isso, devem ser construídas escolas e admitidos professores, para acudir a demanda.
"Dos 216 mil professores a nível do país, 90 por cento pertence ao Ensino Primário, mas, ainda assim, é neste subsistema de ensino que temos maior necessidade de profissionais. Mesmo que a quota anual seja como a do ano passado, de 8.653 vagas, já ajuda a fechar lacunas”, explicou.
O vice-governador para o sector Político, Económico e Social considerou importante a abordagem metodológica sobre a gestão escolar, pois, referiu, nestes fóruns vão ser debatidos os objectivos e as metas para a mudança de paradigma e de conduta dos gestores escolares.
Angelino Elavoco disse que, na província do Huambo, foram matriculados perto de um milhão de alunos no ensino geral, entre os quais, mais de 60 por cento no ensino primário. "Estes números sugerem que devemos dar toda a atenção possível neste subsistema de ensino, de modo a dotá-lo de melhores condições técnicas e humanas, para que a base não seja negligenciada”.
Segundo o vice-governador, apostar em infra-estruturas condignas, recrutar, formar continuamente professores e prover meios didácticos é um compromisso que o Governo tem assumido com o sector da Educação.
O director do Gabinete Provincial da Educação, Mário Rodrigues, disse que ainda existem muitas turmas lotadas no ensino primário, o que constitui uma grande preocupação.
Mário Rodrigues fez saber que o encontro metodológico que junta directores das escolas do ensino primário na província visa colocar à mesa uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem, olhando para o papel do professor, da escola e da comunidade, tendo sempre em atenção o envolvimento da associação dos pais e encarregados de educação.
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