Cultura

Quotidiano das zungueiras inspira exposição de arte

O artista visual Andgraf tem patente, até ao dia 2 de Setembro, a exposição intitulada “Múltiplas Altitudes na Artitude”, na Oficina Kapela, no edifício da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

07/08/2024  Última atualização 08H11
Mostra está patente na Oficina Kapela, no edifício da UNAP © Fotografia por: DR

Nesta exposição de arte, o artista traz uma perspectiva diferente das zungueiras, numa proposta da Danilo Fortunato Art Gallery.

Andgraf reúne, na mostra, um conjunto de 28 obras e instalações que reflectem uma perspectiva sobre como as nossas mamãs quitandeiras e zungueiras palmilham distâncias de misérias na tentativa de encurtar um percurso de amor e de esperança, para a concretização dos sonhos dos seus filhos, que virão a ser os doutores e engenheiros no futuro, repletas de sucessos e insucessos.

"Quando os pincéis do artista sobrevoam múltiplas altitudes, deixam rastos cromáticos como se fossem pétalas de uma manada de flores berrantes, que nos sugerem à esperança de um presente, banhado de um futuro melhor, propondo plasticidades singulares dos sonhos adiados de uma zungueira”, escreve Jomo Fortunato, no texto curatorial.

O jornalista acrescenta que "o que pertence ao imaginário do Sombra Andgraf se transforma nos nossos sonhos, repletos de partilhas e trocas ambulantes, lembrando a estética de pretensões poéticas de uma, entre as múltiplas zungueiras, que regulam os ditames da nossa pequenez citadina”.

Concluiu que "de facto, somos pequenos perante a grandeza das nossas zungueiras quando se espalham pelas ruas da cidade envergonhada, elas e os objectos simbólicos do seu ganha-pão, a que se adiciona a fúria inconsciente de um ‘gendarme’ qualquer com pretensões mal-intencionadas, distribuindo de forma milagrosa e dirigida a sua oferenda de ‘bicos’ e pontapés”.

Anderson Zola, de nome artístico Andgraf, é um artista da nova geração, nascido em Luanda, que desde muito cedo demonstrou um talento excepcional para as artes. Despontou no grafite e tem explorado uma variedade de técnicas, incluindo pintura, escultura e instalação.

Andgraf dedicou-se intensamente à sua prática artística, desenvolvendo um estilo único e inovador que tem chamado a atenção da crítica e do público. As suas obras reflectem uma perspectiva contemporânea e abordam temas relevantes da sociedade actual, como identidade, tecnologia e questões sociais.

As suas obras têm sido adquiridas por coleccionadores e instituições, consolidando a sua posição como um dos nomes emergentes a serem acompanhados no cenário artístico contemporâneo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura