Sociedade

Reabertura das casas de sucata preocupa Centro de Desminagem

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

A reabertura, na semana passada, das casas de compra de sucata em Menongue, que estiveram encerradas desde Novembro do ano passado, está a preocupar o Centro Nacional de Desminagem (CND) no Cuando Cubango, por receio de um eventual aumento dos casos de acidentes com engenhos explosivos.

12/07/2024  Última atualização 10H40
Reabertura dos espaços de venda de material ferroso pode aumentar a vandalização de bens © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o técnico sénior do Centro Nacional de Desminagem, Isaac Xavier, disse que na semana passada o CND foi chamado a intervir na remoção de quatro obuses de morteiro de 60 milímetros, encontrados junto a uma casa de compra de sucata no bairro 23 de Março, arredores da cidade de Menongue.

Isaac Xavier referiu que a situação constitui motivo de preocupação, porque muitas pessoas recolhem até meios militares, com realce para engenhos explosivos, peças de tanques de guerra e morteiros abandonados nas matas, para venderem nas casas de sucata, o que, em alguns casos, resulta em acidentes fatais. Desde Junho do ano passado, o Centro Nacional de Desminagem no Cuando Cubango registou dez casos de acidentes com engenhos explosivos, que causaram sete mortes e 12 feridos nos municípios de Menongue e Cuito Cuanavale.

Com a reabertura das casas de compra de sucata, disse, os números de acidentes com engenhos explosivos podem aumentar consideravelmente, tendo em conta que o Cuando Cubango é uma das províncias do país que mais foi assolada pela guerra e ainda tem campos minados e meios militares espalhados pelas matas.

Os municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Mavinga, disse, são as localidades da província do Cuando Cubango que ainda registam um elevado número de campos minados, com  minas, granadas, obuses de morteiro e Uxos não detonados espalhados pelas matas.

Vandalização

Uma outra preocupação, sublinhou, é  o aumento de vandalização de bens públicos, designadamente em escolas, unidades sanitárias, linhas férreas, sistemas de fornecimento de energia eléctrica e água potável, residências e viaturas.

Isaac Xavier defendeu, por este facto, a necessidade de se prestar uma maior atenção a este tipo de actividade, sob pena do país, em geral, e a província do Cuando Cubango, em particular, continuarem a registar muitos casos de acidentes com engenhos explosivos e vandalização de importantes infra-estruturas sociais.

A Administração Municipal de Menongue tem o registo de 13 casas de compra de sucata, pertencentes a cidadãos nacionais, nigerianos e mauritanianos, localizadas nos bairros 23 Março, Paz, Novo, Tchivonde, Popular, Faimame, Boa Vida, Saprinho, 1º de Maio e Tomás, assim como na comuna do Caiundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade