Política

“Relações entre Angola e a Santa Sé são muito boas”

César Esteves

Jornalista

O Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, D. Giovanni Gaspari, considerou, segunda-feira, em Luanda, as relações entre Angola e a Santa Sé “muito boas”.

23/04/2024  Última atualização 07H25
D.Giovanni Gaspari foi recebido no Palácio pelo Chefe de Estado © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Falando à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, que serviu para apresentar os cumprimentos de despedida, D. Giovanni Gaspari disse ter abordado com estadista angolano, entre outros assuntos, a questão do Acordo-Quadro, assinado, em Setembro de 2019, e implementado durante o seu mandato.

Questionado sobre a possível vinda do Papa Francisco a Angola, D. Giovanni Gaspari disse que não pode confirmar se o Bispo de Roma vem ou não ao país. "Essa é uma pergunta que outros vossos colegas me fizeram. Eu não posso dizer se o Papa Francisco vem ou não a Angola. Eu sei que o Papa Francisco ama a África e ama, obviamente, também, Angola", esclareceu.

D. Giovanni Gaspari, que termina a missão de três anos e meio como Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, dirigiu um agradecimento ao povo angolano pela hospitalidade. "Recebi, neste país, um acolhimento único e extraordinário deste povo", sublinhou o diplomata da Santa Sé, para quem este é um valor grande que se encontra na cultura e nas raízes do povo angolano.

Um Núncio Apostólico é um representante diplomático permanente da Santa Sé (Estado do Vaticano) que exerce o posto de embaixador. Esta figura representa a Santa Sé perante os Estados e perante algumas organizações internacionais e perante a Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente, reside na Nunciatura Apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma Embaixada. Nos casos em que não existam relações diplomáticas com as autoridades de um Estado, o representante da Santa Sé perante a Igreja local recebe o nome de delegado apostólico. Nestes casos, normalmente o delegado apostólico não possui nenhum estatuto ou privilégio diplomático.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política