Política

Representante do Fundo Global reconhece esforços com a saúde

Adelina Inácio

A chefe do Departamento de África e Médio Oriente do Fundo Global, Caty Fall Sow, reconheceu, terça feira, em Luanda, os esforços do Executivo angolano na melhoria do sistema de saúde do país.

15/05/2024  Última atualização 07H59
Caty Fall Sow reiterou ao Presidente João Lourenço o desejo de apoiar o sector da Saúde © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
A responsável do Fundo Global para África anunciou este reconhecimento no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, a quem reiterou o financiamento da instituição, avaliado em 126 milhões de dólares, para combate à malária, à tuberculose, VIH-SIDA e fortalecimento do sistema de saúde em três províncias do país, nomeadamente Cuanza-Sul, Benguela e Bié.

Caty Fall Sow reconheceu que, nos últimos anos, o Governo de Angola tem colocado a saúde na sua agenda de prioridades, tendo considerado as questões de saúde não apenas como uma opção política, mas, também,como uma agenda de desenvolvimento, através do aumento do orçamento, a disponibização de fundos para tratamento destas três doenças e compromisso no que diz respeito aos recursos humanos, infra-estruturas, sistema de laboratórios, entre outros, no sentido de se prestar um serviço de qualidade à população.

A responsável explicou que abordou, também, com o Presidente da República aspectos ligados à parceira entre o Governo de Angola e o Fundo Global em acções voltadas para o combate à tuberculose, HIV e à malária.

Caty Fall Sow, que já  se reuniu com outras autoridades do país, destacou, no encontro com os deputados da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, que o Fundo Global está a trabalhar de forma conjunta com as autoridades angolanas visando fortalecer as bases para que os doentes de malária, tuberculose e VIH/Sida possam ter acesso aos medicamentos.

O Fundo Global, acrescentou a responsável, tem sido um parceiro permanente de Angola, nos últimos 25 anos, tendo já alocado ao país cerca de quatro mil milhões de dólares para o combate ao HIV/Sida, malária e Covid-19, e investido em vários programas do Sistema Nacional de Saúde.

Fundado a 28 de Janeiro de 2002, o Fundo Global é uma organização financeira internacional que tem como objectivo atrair e distribuir recursos adicionais para a prevenção da tuberculose, da malária e VIH/Sida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política