Mundo

Rússia acusa EUA de impedir a adesão da Palestina à ONU

A Rússia assegurou, quinta-feira, que os Estados Unidos da América (EUA) não querem submeter a uma votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) a adesão plena da Palestina à organização multilateral.

12/04/2024  Última atualização 06H00
Vasily Nebenzya, embaixador da Rússia junto das Nações Unidas © Fotografia por: DR
"Os titulares desse dossier, que são a Argélia e o grupo de países árabes, farão aquilo que decidirem. Sim, os Estados Unidos não querem submeter o tema ao Conselho de Segurança. Essa é a vontade deles e é assim que eles votarão. Deixe-os demonstrar ao mundo como eles actuam", disse o embaixador russo junto à ONU, Vasily Nebenzya, numa declaração a jornalistas na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

"Mas penso que a maioria dos Estados-membros gostaria que a resolução fosse submetida ao Conselho de Segurança. Já tivemos uma reunião do chamado ‘comité de admissão’, que não trouxe nada de novo em relação ao que aconteceu em 2011. E não creio que a reunião de hoje (ontem) traga algo de novo também. Portanto, (...) agora cabe à Argélia e à Palestina e ao Grupo Árabe decidir o que farão a seguir”, acrescentou Nebenzya.

O Comité de Admissão de novos membros da ONU voltou a reunir-se ontem,  à porta fechada, para discutir a questão palestiniana, depois de uma primeira ronda inconclusiva na segunda-feira. Depois de anos de negociações fracassadas, os palestinianos recorreram às Nações Unidas para realizar o seu sonho de um Estado independente e de adesão plena à ONU.

A Palestina é considerada um "Estado observador” na ONU desde 2012, um estatuto que só partilha com o Vaticano, embora um ano antes tivesse solicitado a entrada como membro de pleno direito.

  CÔTE D’IVOIRE
Ucrânia abre embaixada para contrariar influência da Rússia

A Ucrânia inaugurou, ontem, uma embaixada na Côte d’Ivoire, após abrir outra na República Democrática do Congo (RDC), na quarta-feira, na tentativa de contrariar a influência russa em África, noticiou, ontem, a Lusa.

"Uma nova e brilhante página está a ser escrita na nova história das relações da Ucrânia com África e com a Côte d’Ivoire”, afirmou, citado pela AFP, o vice-ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Maksym Soubkh, que inaugurou a representação diplomática, no bairro de Cocody, em Abidjan.

Esta inauguração é o "resultado prático bem-sucedido das instruções do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para alargar a presença diplomática da Ucrânia em África”, acrescentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo