Mundo

Ruto promete ajuda às famílias afectadas

O Presidente queniano, William Ruto, prometeu, ontem, durante uma visita às áreas afectadas pelas cheias, em Nairobi, atribuir a cada família 10 mil xelins (75 dólares), assegurando que o Governo vai lançar um amplo programa de reconstrução das escolas destruídas.

11/05/2024  Última atualização 14H15
Mais de 100 mil pessoas estão em assentamentos © Fotografia por: DR

"O Governo reservou mil milhões de xelins quenianos (7,5 milhões de dólares) para reconstruir todas as escolas afectadas pelas cheias”, disse Ruto, confirmando que as autoridades decidiram adiar a reabertura planeada das escolas, à medida que continuam as fortes chuvas e inundações que mataram mais de 200 pessoas, segundo o site Africanews.

Explicou, ainda, como o seu projecto emblemático Habitação Acessível irá prosseguir para acabar com esses deslocamentos relacionados com inundações no futuro. "Anunciarei a construção de 20 mil casas que ajudarão as pessoas de Nairobi que vivem em assentamentos informais como este”, afirmou o Presidente Ruto.

O Quénia e outras partes da África Oriental foram assolados por inundações, com mais de 100 mil pessoas deslocadas a viver em campos por todo o país. O Governo ordenou que as pessoas que vivem perto de 178 barragens e reservatórios que estão cheios ou quase cheios evacuassem ou fossem deslocados à força. Muitos se mudaram no fim-de-semana. Os níveis de água em duas grandes barragens hidroeléctricas atingiram máximos históricos e as autoridades alertaram para riscos ao longo do rio Tana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo